quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A vitória do supermercado de Icó (CE) é uma conquista do município e de sua gente

Foi noticiado, com exclusividade, no Blog do Fabrício Moreira, na última quarta-feira (17), que o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), através do desembargador Francisco Bezerra Cavalcante, liberou o reinício das obras de um supermercado na cidade de Icó (CE), precisamente localizado entre os bairros Centro Gerencial e Novo Centro.

Esta decisão é um efeito suspensivo a deliberação do Poder Judiciário da Comarca de Icó, numa ação do Ministério Público do Ceará (MP-CE), que impedia a conclusão da construção acima descrita, conforme já divulgado. Vale frisar que o terreno foi doado pela Prefeitura Municipal e aprovado pela Câmara de Vereadores.

De propósito, deixamos alguns blogs e sites que cobrem o cotidiano do município icoense noticiar antes para, assim, darmos a nossa opinião. E aqui ela está!

Desde o início fomos a favor da construção desse supermercado. Entendemos que ele veio para enriquecer o comércio local, é um projeto audacioso e que, com certeza, vai gerar emprego e renda para muitos cidadãos e cidadãs de Icó. Se houve irregularidade na doação, que seja retificado o mais depressa possível. Nem o povo e nem o município icoense tem culpa em relação a isso.

Já basta o atraso que o município por décadas sofreu. Agora, é hora de se modernizar. Os tempos mudaram. Estamos na era da informação e da tecnologia. O progresso e o desenvolvimento devem ser os principais pilares de uma administração pública séria e comprometida com os reais anseios da população. Temos que pensar o Icó de forma grande. Sair do ostracismo e não viver de passado.

A vitória da empresa Queiroz Distribuidora LTDA, a frente o ilustre advogado icoense Fabrício Moreira, profissional dos mais respeitados no Ceará, é a vitória do município de Icó e de sua gente. Portanto, quem ganha com esta decisão do TJCE, instância maior do Judiciário cearense, é tão somente o povo e esta municipalidade, que passarão a contar com um empreendimento moderno e de qualidade. E detalhe: Que seja privado, não há problema algum nisso.

Novos incentivos fiscais tem que ser dados pelo governo municipal. Isso é legal, se não fosse, o Governo do Ceará jamais conseguiria instalar por aqui diversas indústrias, inclusive internacionais.

Que o Icó é uma cidade tombada nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - todos nós já sabemos. Mas viver sempre na contramão é que não dar. No caso do supermercado não teve o dedo e nem a ingerência do IPHAN, é bom que fique bem claro. Foi uma decisão da Justiça local. O que não se concebe é vivermos o tempo todo atrelado a antiguidades e ao passado glorioso de nosso município. E esta obra veio a calhar.

O IPHAN é importante para todos nós. A história de Icó é fantástica e muito valiosa. O que não dar é deixarmos o desenvolvimento ir por água abaixo. Se assim fosse, Fortaleza, que também é uma cidade histórica, jamais teria chegado ao que ela é hoje, uma verdadeira metrópole.

Não estamos aqui querendo "rebaixar" o trabalho do IPHAN que, aliás, é um órgão ligado ao Ministério da Cultura (MinC). Muito pelo contrário. Aplaudimos o instituto pelo que tem feito em nosso município, sempre preocupado com a preservação de nosso patrimônio histórico e cultural.

Mas, o Icó precisa sair um pouco dessas "raízes" que, de certa forma, atrapalha o desenvolvimento do município, que não consegue se industrializar, que não progride e que não explora suas outras belezas, como o Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos. Repetimos: em relação ao supermercado não teve o dedo e nem a ingerência do IPHAN.

Depois de lerem este artigo, muitos podem dizer, que o IPHAN não tem culpa disso. Quem tem culpa são as várias administrações desastrosas que se sucederam em Icó. E é verdade! Concordo com estas expressões e vamos além. O povo também se enquadra. A cultura do icoense ainda é um pouco retrógrada, ao ponto de aceitarem tudo o que aí está. E, principalmente, viver do passado que já ficou para trás.

É hora de construir um outro Icó. Que venha o progresso, o desenvolvimento e quantos e mais quantos supermercados quiserem se instalar por esta terra. Que venha o Aeroporto tão apregoado pelo amigo e leitor Humberto Moreira. Que venha a revitalização do Balneário do Distrito de Lima Campos. Que venha grandes realizações (mesmo àquelas consideradas "faraônicas"). É disso que precisamos, sem esquecer um minuto sequer dos projetos da área social.

O que não podemos é "atrapalhar" a construção de uma praça só por causa de um "piso" estilo Copacabana. Isso é não tolerar que a cidade cresça e ainda fique a mercê do Barão do Crato, de dona Glória Dias, do coronel Ilídio Sampaio, de dr. Pedro Thérbege e tantos outros que deixaram o município construído para depois vir as novas gerações de icoenses com novas mentalidades, respeitando o passado, mas formentando o progresso e a modernidade.

Enfim, os tempos são outros. Um novo Icó é possível...