segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Quadro "Tiradas do Baú" estreia neste Blog!

Até meados da década de 1970 era diretor-geral do extinto Centro Icoense de Ensinos Técnicos (Ciente), o farmacêutico Vicente Alves, já falecido aqui em Fortaleza (CE). A unidade escolar pertencia a Prefeitura Municipal de Icó (CE) e era diretamente ligada a Secretaria de Educação.

O diretor do Ciente tinha status de secretário municipal. Era da inteira confiança do prefeito de plantão. A cada nova gestão era mudado o quadro diretivo da instituição de ensino, composto por um diretor administrativo, um diretor pedagógico e um vice-diretor. Foi assim até o início do primeiro mandato do ex-prefeito Neto Nunes (PMDB), quando o mesmo decidiu fechar a escola, contrariando alguns icoenses. Era secretária de Educação, a professora Ana Núbia Holanda.

Dr. Vicente Alves foi diretor do Ciente até o meio da primeira administração do médico e ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSDB). Por força de compromissos profissionais na capital do Estado, o mesmo teve que entregar e abdicar do cargo de confiança, entregando a função pública para a nossa querida mãe Ana Farias Xavier (Naninha), na época recém graduada em Letras pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Segundo a professora, dr. Vicente fez uma acordo com o ex-prefeito Quilon Peixoto Farias, dizendo que só "entregaria a direção do Ciente se fosse para Naninha". O que, de pronto, foi atendido. A educadora é filha do comerciante Raimundo Roberto de Alencar (in memorian) que, por sua vez, tinha laços familiares com a família do farmacêutico. Sua mulher, dona Denilde, que mora em Fortaleza, é sobrinha legítima de nosso avô materno, já que é irmão do saudoso Manoel Roberto de Alencar.

Naninha ficou na direção da escola até poucos meses antes do término do governo do advogado e ex-prefeito Aldo Monteiro (in memorian), quando disse, à época, que estava cansada e que o Ciente precisava renovar o seu corpo diretivo. Nesta ocasião, era o diretor administrativo o seu esposo Voltaire Xavier Filho, nosso pai e farmacêutico-bioquímico, hoje aposentado da rede estadual de ensino.

Com a renúncia do cargo, tanto Naninha, como Voltaire, foram se dedicar ao magistério em várias escolas icoenses, como Vivina Monteiro, Ana Vieira Pinheiro, Cere, Colégio Senhor do Bonfim, além da extinta Escola Recanto da Criança (no caso dela). Ele ensinando Biologia e Química. Já ela dominando o Inglês, o Português e a Literatura.

Já no Ciente, os escolhidos para substituí-los foram a professora e ex-bancária Veroína Ramos e João Leônidas Monteiro, irmão do prefeito da época. Ficaram na gestão do Ciente até o fim do mandato quando entregaram a direção para os educadores Evaristo e Albina (Governo do ex-prefeito Oriel Nunes).

Detalhe: No momento do diálogo entre a ex-diretora Naninha e o ex-prefeito Aldo Monteiro foi dito por este último.

_ Não aceito sua demissão. Por mim, você e Voltaire permanecem na direção do Ciente. Você está saindo porque quer e contra a minha vontade. Mas respeito sua decisão e sei que ela é irrevogável, disse Aldo.

Então é isso! Duas histórias numa só... Dr. Vicente Alves só entregaria a direção do Ciente a professora Naninha, aposentada também da rede estadual de ensino, e o ex-prefeito Aldo Monteiro aceitando a demissão contra a sua própria vontade.

Hoje, o Ciente não funciona mais. Em seu prédio que pertencia a Paróquia Nossa Senhora da Expectação, atualmente abriga outra instituição de ensino. Dessa vez, é a Faculdade Vale do Salgado (FVS). Em seu espaço, ainda continua a mesma "pracinha" com a mesma homenagem: Praça Vicente Alves Sobrinho, uma grande homenagem a um grande homem que tem história e serviço prestado no município de Icó.

Na época de "ouro" do Ciente, muitos eventos aconteciam, como a "parada obrigatória" no desfile de 7 de Setembro. Detentora da melhor "bateria", os seus alunos encantavam as ruas de Icó. Infelizmente, perdemos a escola que formou vários profissionais liberais da terrinha icoense, como advogados, médicos, jornalistas, contadores e agrônomos, por exemplo. O seu curso "Técnico Agrícola" era o mais procurado em toda a região.

Alegando "prejuízos" de toda monta, o ex-prefeito Neto Nunes resolve fechá-lo e transfere todo o trabalho de décadas para a Escola Municipal Manoel Antônio Nunes, localizada no prédio onde funcionou a antiga Adestra, hoje desativada, assim como o Ciente. O que é uma pena!

Esta é uma pequena história sobre uma instituição que em muito contribuiu para o engrandecimento do município de Icó. O "Tiradas do Baú" desta segunda-feira (01), texto de estreia, serve também para que as novas gerações conheçam um pouco mais sobre o passado glorioso da terrinha e de sua gente.

# Aguarde: Na próxima segunda-feira (08), o "Tiradas do Baú" abordará os dois chavões mais usados nas eleições de 1996 e de 2004, respectivamente. Por sinal, os dois eram pronunciados pelos dois então candidatos a vice-prefeito de Icó. São eles: "O poder que não se renova, apodrece" (Fabrício Moreira em 1996) e "4 + 5 = 9, nove noves fora é nada" (usada por Dácio Pinto em 2004). Confira!