terça-feira, 23 de agosto de 2011

Expoambiental - Feira no Eusébio será realizada

Expoambiental: Feira no Eusébio vai apresentar protótipo de carro elétrico que será produzido no Ceará

De 28 a 31 de agosto, será realizada no município do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, a primeira edição da Expoambiental. A feira faz parte da programação do "Eusébio Ambiental", projeto lançado no início do mês que está promovendo diversas ações diárias junto à comunidade local.

Cerca de 40 empresas e entidades que trabalham de forma sustentável no Estado, irão apresentar ao público seus produtos, equipamentos e serviços em diversos stands que serão montados na Praça do Pólo de Lazer. Um dos destaques do evento será a apresentação do protótipo de carro elétrico que será produzido no município. De acordo com o presidente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (Amma), Mirton Prata, ainda este ano uma indústria será instalada no Eusébio. Os veículos elétricos são uma solução ecológica a longo prazo para reduzir a emissão de carbono do setor de transporte.

Outra experiência que promete atrair a atenção do público é a "Hidroponia Social". Uma horta hidropônica será instalada na feira para demonstração do cultivo que é feito na água sem o contato com o solo. O projeto "Hidroponia Social" é o primeiro do Nordeste e existe há dois anos na Escola Neusa Freitas de Sá. A iniciativa produz alface, salsão, tomate cereja e garante nas escolas uma agricultura sustentável, que visa à formação dos alunos, como também a utilização da produção na merenda dos alunos.

"Na feira, serão apresentados diversos produtos para degustação feitos com o que produzimos na horta, como bolo e suco de alface, afirma o idealizador do projeto Gleison Feitosa. Nosso objetivo é mostrar esse projeto para o grande público e fazer com que ele se expanda pela região metropolitana e forme equipes de técnicos em Agronomia. A ideia é criar uma rede social de inclusão alimentar sustentável e saudável, começando pelas escolas", conclui.

Durante a Expoambiental, haverá o lançamento do programa "Lixo Cidadão" que funcionará recolhendo podas e entulhos, além da Exposição dos projetos sociais da Coelce, Instituto Labomar e Instituto Hidroambiental Águas do Brasil. Serão realizadas também oficinas de produção de brinquedos com produtos reciclados, distribuição de mudas. Paralelamente acontecerá a Conferência Municipal de Meio Ambiente, que discutirá ações e políticas públicas na área da preservação, e assim, melhorar os indicadores de qualidade de vida local.

A entrada da Expoambiental é gratuita e direcionada para a população do Eusébio e de municípios vizinhos como Aquiraz, Horizonte e Itaitinga.

# Texto enviado para o birô do Blog pelo jornalista Rodrigo Neto, da Inove Comunicação, responsável pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura do Eusébio.



>>> Nota do Blog: Enquanto vários municípios discutem e se preocupam com a questão do meio ambiente, assim como Eusébio, que realiza este projeto belíssimo acima descrito, outros fazem "ouvidor de mercador", como Icó. O que se sabe é que o atual secretário de Meio Ambiente é o ex-vereador Ademir Maciel (PSDB). Mas será que ele entende o suficiente para gerenciar uma pasta tão importante e tão vital para a saúde e o desenvolvimento de todo ser humano? Até o exato momento ainda não temos em solo icoense políticas públicas que realmente satisfaça o conjunto da população nesta área (se tiver, gostaria que fossem apresentadas e divulgadas). Estamos no ano das Conferências Municipais, mas será que o gestor sabe disso ou ignora como ação governamental? Será que a nomeação do titular dessa função foi só para atender os anseios "eleitoreiros" do Palácio da Alforria? Eis a questão! Com tanta gente preparada em Icó e com uma academia a disposição (Faculdade Vale do Salgado), a Secretaria de Meio Ambiente foi parar justamente nas mãos de um leigo no assunto? É o que já afirmamos aqui. "Pessoas erradas nos lugares errados". É abominável!