terça-feira, 30 de agosto de 2011

Notas Curtas!


# Revista Público A

É nesta terça-feira (30), o lançamento da 17ª edição da Revista "Público A", às 20 horas, que traz como destaque de capa, o deputado Roberto Cláudio (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e um dos nomes lembrados pelo governador Cid Gomes (PSB) para a Prefeitura de Fortaleza em 2012. Aqui agradecemos, de coração, o convite a nós enviado, por email, pela publicitária e relações públicas Marisa Quixadá, pessoa das mais queridas deste blogueiro. O evento está imperdível e os convidados contarão com um ambiente regado a coquetel e a uma boa música tocada pelo DJ Itaquê Figueiredo, filho do vereador fortalezense Iraguassu Teixeira (PDT). Parabéns pelo trabalho realizado até o momento. O Blog estará sempre a disposição... (Clique na imagem para ampliar).

# Artesanato de Icó (CE)

Que a Aproarti - Associação dos Artesãos, Gestores Culturais e Artistas de Icó - faz bem para o nosso município, disso ninguém duvida sob hipótese alguma. A sua participação no I Workshop do Artesanato com foco na Copa do Mundo de 2014 foi muito profícua do ponto de vista de divulgação de nossas peças e do trabalho que é produzido pelos artesãos icoenses. O que não se concebe é o Icó, com um potencial turístico e religioso enorme, não ter ainda um "Centro de Artesanato e de Feiras" para abrigar justamente entidades como a Aproarti e outros grandes eventos. Infelizmente, projetos bem sucedidos como o "Um Mercado de Cultura", idealizado pelo ex-secretário de Cultura e Turismo Genildo Angelim, seguidor desse Blog, e que era realizado sempre durante a segunda sexta-feira de cada mês, no Mercado Antigo, não ter sido continuado pela atual secretária, cuja equipe continua acomodada, sem apresentar o novo para o conjunto da população. Artesanato é desenvolvimento econômico. Por sua vez, nada é feito nesta área gerenciada também pela Secretaria de Cultura e Turismo. Uma boa Coordenadoria de Projetos Especiais faria a diferença e colocaria a nossa cultura, inclusive, o artesato icoense, no patamar que ele realmente merece. Saudades da amiga jornalista Siomar Zigler, que colaborou com vários projetos relevantes em Icó, no curto período da gestão do professor Genildo Angelim, saindo de sua Sobral (CE), de onde foi secretária de Cultura, para trabalhar em terra icoense. Aquela ali entende de projeto como ninguém. É o que falta na SECULT/ICÓ atualmente.

# Na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Fernando Hugo (PSDB), um dos pré-candidatos tucanos para a Prefeitura de Fortaleza (CE) em 2012, tem aumentado suas constantes críticas perante a administração municipal da capital cearense. Nesta terça-feira (30), munido de um documento extraído do portal do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), disparou bastante contra a reforma do novo Estádio Presidente Vargas, entregue recentemente para a população fortalezense. Segundo ele, existe várias irregularidades nesta obra. Por sua vez, travou uma longa discussão com o lider do governo Cid Gomes (PSB), deputado Antônio Carlos (PT), ligado politicamente e umbilicalmente a prefeita Luizianne Lins (PT). Este "lenga-lenga" deve continuar até o próximo ano. Afinal, está em jogo o poder econômico da quinta maior capital do Brasil. Até lá, tudo vai aparecer (cartão corporativo, guardas municipais na casa da mãe da prefeita, réveillon, casa da mãe Joaninha e muito mais). Enquanto isso, o plano de governo dos pretensos candidatos fica em segundo plano. A política é assim mesmo. Cheia de altos e baixos.

# Na Assembleia Legislativa II

É incrível como o deputado estadual Perboyre Diógenes (PSL), ex-prefeito de Saboeiro (CE), pratica política como se ainda estivesse em plena efervescência da Ditadura Militar. A sua última pérola foi acusar, na Assembleia Legislativa, o ex-deputado federal Sérgio Novais (PSB), presidente municipal do PSB de Fortaleza (CE) e irmão da deputada estadual Eliane Novais (PSB), de ter participado veementemente da expulsão de dois membros do Diretório Municipal do PSB de Maracanaú (CE) e de ter vendido a legenda para a reeleição do prefeito Roberto Pessoa (PR) em 2008. Nesta terça-feira (30), Perboyre voltou a fazer duras críticas e acusações (em um "aparte"), o que foi imediatamente retrucado por Eliane. Isso é muito ruim para um poder que deveria pensar primeiro em promover uma agenda positiva para o Estado e sua população. Denúncias vazias não leva a nada. E muito pior. Viver como se fosse "líder" dos governos Virgílio Távora, César Cals e Adauto Bezerra é que não pode mais, com todo respeito a estes três coronéis e ex-governadores, que em muito contribuíram para o engrandecimento da nossa terra cearense.

# Dácio Pinto

Alô secretário Dácio Pinto? O governador está chegando em Icó para inaugurar a Policlínica Dr. Sebastião Limeira Guedes. A sua pasta, porém, ainda não fez a sua parte. É de bom aviltre que a Secretaria de Infraestrutura mande limpar todo o entorno do Centro Gerencial e do Novo Centro. Pinturas de meio fio, capinação da área em torno do Cirão, ver a questão da energia com a Coelce e limpeza urgente dos canais, se faz necessário para bem receber a maior autoridade política do Ceará. Seja um bom anfitrião e tome este conselho de um amigo que preza muito pela sua amizade. Sabemos que és competente e cheio de atitude (mostre que é capaz de bem representar o povo na Câmara Municipal a partir de 2013). Uma boa festa deverá ser promovida pela Prefeitura Municipal, numa ação interligada entre as diversas secretarias (não vemos problema algum nisso). Afinal, não é todo dia que a nossa terra recebe uma Policlínica dessas. Por sinal, o prédio está belíssimo e o povo icoense merece receber este empreendimento hospitalar.