terça-feira, 16 de agosto de 2011

A educação no governo Dilma passa pelo ensino superior

(Esquerda para a direita: Gleisi Hoffman (Casa Civil), José Sarney (presidente do Senado Federal), Dilma Rousseff (presidente do Brasil), Michel Temer (vice-presidente do Brasil) e Marco Maia (presidente da Câmara Federal)

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (16), no Palácio do Planalto, a criação de quatro novas universidades federais, a abertura de 47 novos campi universitários e 208 novas unidades dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica espalhados em todo o país.

As novas universidades federais serão instaladas no Pará, na Bahia e no Ceará. A Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), no Ceará, terá sede em Juazeiro do Norte – ela será instalada na atual estrutura do campus Cariri, que pertence à Universidade Federal do Ceará (UFC). Os campi Cariri, Barbalha e Crato, que atualmente pertencem à UFC, serão transferidos para a Universidade Federal da Região do Cariri.

No conjunto, as quatro novas universidades federais terão 17 campi. No Ceará está previsto a criação de 02 campi da Universidade Federal do Ceará (UFC), que serão instalados em duas regiões do Estado.

Até o final de 2012, segundo o Ministério da Educação (MEC), o governo federal deverá concluir a implantação de outras 20 unidades, distribuídas entre 12 universidades federais localizadas nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, atendendo 20 municípios de oito estados.

É bom que se registre que a criação da Universidade Federal do Cariri é muito auspiciosa. Por muito tempo, o Ceará foi discriminado em relação a área de educação. O nosso Estado amargou durante anos grande e injusta discriminação em relação à oferta de vagas no ensino superior federal. Enquanto Minas Gerais e Rio Grande do Sul, para citar dois exemplos apenas, possuiam mais de uma dezena de universidades federais e o nosso estado durante muitos anos sediava uma única instituição desse tipo, a Universidade Federal do Ceará (UFC). Vizinhos nossos, como Pernambuco e Paraíba, há anos ja contavam com mais de uma universidade mantida pelo governo federal. Enquanto isso, tal como o Paraná e a Bahia, o governo cearense mantém três universidades, UECE, UVA e URCA, quando a responsabilidade pelo ensino superior é da união.

Portanto, aplaudimos a iniciativa do governo Dilma, confiantes de que o município de Icó faça parte desse projeto. O povo icoense merece ter uma universidade pública e de qualidade também.