Nem sempre as dificuldades ocorridas no processo de ensino e aprendizagem se encontram no aluno. O professor como ser humano e detector do conhecimento a ser partilhado em sala de aula precisa conhecer os acertos e as falhas, para que aconteça o sucesso nos conteúdos ministrados.
Fernandez (1991) menciona que "para aprender, necessitam-se dois personagens (ensinante e aprendente) e um vínculo que se estabelece entre ambos". Portanto, a auto avaliação é importante para descobrir as dificuldades como docente. Permanecer em dúvida conduz insegurança, e o aluno é um hábil conhecedor nesse sentido, capaz de fragilizar a imagem do professor.
A sala de aula se torna um espaço de conquista, de rotina para o docente e discente. A interação é fundamental que aconteça em clima organizacional. Educar é se conhecer para conhecer o outro, e nesse jogo de aprendizagem, o professor e o aluno são os facilitadores no processo da busca do conhecimento e da sabedoria.
As dificuldades surgem como sentimentos, ou seja, estão presentes de formas ausentes, muitas vezes perceptíveis só para o outro, mas, o bom protagonista conhece, sente, vivencia e aplica a técnica do improviso. Mas para o educador e professor, essa técnica não funciona na área da educação.
# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. A professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.