sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Notas Curtas!

# Feira da Música 2011

Ainda dar para o leitor comparecer a Feira da Música, que acontece até o próximo sábado (20), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, aqui em Fortaleza (CE). O evento atendeu a todas as expectativas dos organizadores. Lá, o público confere exposições e apresentações de várias bandas locais sob vários estilos. Para quem gosta de música, em breve, estará estreiando aqui nesse Blog mais uma articulista. Os seus artigos serão postados sempre nas sextas-feiras sob o tema "Música". Aguarde!

# Vale a pena conferir!

Nesta sexta-feira (19) comemoramos os 100 anos do grande Raul Barbosa, se vivo fosse. Por aqui, ele foi governador do Estado do Ceará e presidente do Banco do Nordeste do Brasil. Lá fora, assumiu a Presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), quando morou em Washington, capital americana, onde veio a falecer aos 64 anos. Em Fortaleza, Raul Barbosa empresta o seu nome para uma das avenidas mais movimentadas, principalmente, em horários de pico. Se o leitor quiser saber um pouco mais sobre este grande homem é só ir a sede do Centro Cultural Banco do Nordeste, no Centro da Capital. Uma rica exposição sobre a sua vida e história está lá montada para a visitação de todos. O espaço fornecerá este rico acervo até o mês de setembro. Nós já fomos. E você? Garantimos um excelente passeio...

# "As Mães de Chico Xavier"

Na próxima segunda-feira (22), às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, acontecerá o lançamento do livro As Mães de Chico Xavier, com textos de Ana Karla Dubiela e de Júlio Sonsol (bastidores do filme), de espíritas de diversas regiões do país e organização de Saulo Gomes - o repórter de Chico Xavier. Será o primeiro de 30 lançamentos em capitais e grandes cidades do país.

# A "faxina" da Dilma

A presidenta Dilma Rousseff (PT) está no caminho certo, sim! A faxina que promove na Esplanada dos Ministérios é essencial para a sua administração e para o fim da impunidade. Já são quatro ministros demitidos (Antônio Palocci, Alfredo Nascimento, Nelson Jobim e Wagner Rossi). Os quatro pertenceram ao Ministério do ex-presidente Lula. Portanto, são "crias" do governo passado. Aos poucos, Dilma vai dando um toque de gestão com a sua "cara". E pode ter certeza: vem mais demissões por aí. O próximo pode ser o ministro do Turismo, àquele mesmo que o comentarista Arnaldo Jabôr o chassificou como "ancião", no Jornal da Globo, da última quinta-feira (18). A presidente tem o estilo "mão de ferro", disso já sabemos. Afinal, veio da gestão para a política. Diferente do antecessor petista que por ser "político" era mais maleável em suas decisões. Enfim, o governo federal está agindo de maneira séria, decente e responsável. Esperamos, tão somente, que os supostos culpados sejam punidos. O "danado" é se a faxina continuar e o governo de Lula ser taxado de corrupto. É este o medo de seus "companheiros" de partido. Preservar o presidente de honra do PT tem que ser prioridade na legenda.

# Insensato Coração

Os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares, de Insensato Coração, tiveram coragem e abordaram de forma responsável, a "união estável" de dois de seus personagens. Todos nós já sabemos que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre este importante assunto foi dada recentemente. O que, para nós, é uma conquista da sociedade brasileira. O Brasil não pode mais conviver com certos preconceitos, principalmente, quando se trata de opção sexual das pessoas. Abordar este tema na novela é bom para abrir mais a "mentalidade" das pessoas, especialmente, daquelas mais idosas e pertencentes a algumas cidades "provincianas e conservadoras" que acham que ainda estamos vivendo na época do cangaço, quando tínhamos vários "Timóteos Cabral", personagem do ator Bruno Gagliaso, na novela das 6, Cordel Encantado. Portanto parabéns, Gilberto e Ricardo! Parabéns aos atores Rodrigo Andrade e Marcos Damigo que interpretaram os personagens de Eduardo e Hugo, respectivamente. Preconceito jamais!

# Insensato Coração II

"Vamos descascar a CELULITE que existe no Brasil". Foi assim que a personagem Natalie Lamour, da atriz Déborah Seco, se referiu a política brasileira, no momento em que, na trama, discursava rumo a Câmara Federal. É um tapa na cara no jeito de se fazer política no nosso País, considerado por muitos, como uma Nação corrupta e cheia de impunidade. Pois bem! Natalie foi eleita a deputada federal mais votada na telenovela. O autor quis mostrar mais um "voto de protesto" que existe em sucessivas eleições por aqui. Basta vê a eleição do palhaço "Tiririca" e de tantos outros aproveitadores de plantão do dinheiro público da população. Se todas as Leis fossem cumpridas, já fazia toda a diferença (inclusive nas cadeias onde a corrupção rola solta e também mostrada nesta ficção).

Sátira da Semana:

Música "A turma do Funil". Afinal, no Brasil ninguém dorme no ponto... (canção interpretada no fim da novela Insensato Coração, na noite dessa sexta-feira/19).