quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)

EDUCAÇÃO E VESTIBULAR OU EDUCAÇÃO x VESTIBULAR

Por Prof. Goretti Guerreiro (foto)

O que nos conduz a refletir sobre o significado dessas duas palavras: Educação e/ou Vestibular? De acordo com Silveira Bueno, EDUCAÇÃO, s.f. Instrução; ensino; polidez; enquanto a palavra VESTIBULAR, Exame de admissão às Escolas de Ensino superior. E na história de vida dos nossos filhos? Complicado introduzir essas palavras e/ou conceitos!

O ser humano desde o seu nascimento possui uma trajetória biológica, psicológica e social. A estrutura básica para o seu desenvolvimento necessita de solidez, a qual eu chamo Educação, e, daí se questiona como é transmitida aos filhos, como por exemplo: ir à Escola. A criança está preparada para e por quê? Nos primeiros dias ela vai sem problema, imita os amigos, depois surgem as dificuldades, porém fazem parte do processo. Fácil dizer!

Durante esse período, caminha na mesma proporção a "vontade" dos pais, os quais em geral escolhem o curso, para o filho prestar vestibular, ignorando a "vontade" dos mesmos, ou seja, sem ter o direito de opção e de afinidade. Logo cedo surgem os transtornos de ansiedade, estresse, por conta da pressão e da tanta cobrança.

A orientação vocacional se faz necessária, quer seja pelos pais ou escola. Ouvi-los é fundamental para o crescimento, auto-estima, e segurança do jovem, futuro profissional, que a sociedade espera receber da Institução de Ensino Superior (IES), não o diploma, mas um profissional competente para suas habilidades.

# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. A professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.