segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"Tiradas do Baú"

"Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor"


(Refrão da Música "A Banda", de Chico Buarque)

Em meio ao refrão da música "A Banda", de Chico Buarque, e ao contrário do que se imagina, o município de Icó (CE) atualmente possui uma banda municipal de música, sob a custódia da Secretaria de Cultura e Turismo. Aliás, sempre existiu. Alguns períodos esquecida, outros com bastante apoio e trabalho pelas ruas da secular terra icoense.

Voltando um pouco ao tempo, vamos abordar aqui no quadro "Tiradas do Baú" desta segunda-feira (15), um pouco sobre a história do maestro Gonçalo Farias dos Santos, àquele que pode ser considerado o maior músico que o município de Icó já teve. Por que não?

A história está aí para ser contada, basta ter acesso a algumas publicações da época, como também, a alguns livros escritos pelo historiador Miguel Porfírio de Lima (in memorian), cidadão de bem e icoense de coração.

Pois bem, caros leitores e diletas leitoras!

Gonçalo Farias dos Santos, sem sombra de dúvidas, foi um grande baluarte da música icoense. Não é à toa que hoje a Banda Municipal de Icó recebe o seu nome, numa homenagem mais do que merecida. Sempre tivemos bandas de música no município, mas foi no ano de 1997 que a "bandinha", como é carinhosamente chamada por nós, foi renovada totalmente. É bom que fique bem claro!

A Banda Municipal Gonçalo Farias dos Santos foi refundada em 1997 (Governo Neto Nunes), como já dito anteriormente, pelo maestro Genival Antônio. Passou um tempo desativada e hoje está mais atuante do que nunca. Durante a década de 50 e 60, a música foi um dos grandes atrativos do povo icoense, à frente, é claro, o músico homenageado e descrito acima.

Tanto no Icó antigo da época de ouro do maestro Gonçalo Farias dos Santos, como nos dias atuais, a "bandinha" sempre fez muito sucesso, participando de eventos do poder público municipal e de algumas datas comemorativas, como o dia 7 de setembro (Independência) e a procissão do Senhor do Bonfim (3ª maior festa religiosa do Ceará ocorrida em 1º de janeiro de cada ano).

O maestro Gonçalo Farias dos Santos (in memorian) era casado com a senhora Julita Farias. Dessa união, nasceram cinco filhos (Dalva, Cecília, Paulo, Carmelita e Gonçalo Filho, além de uma filha adotiva chamada Sandra), os três últimos ainda vivos. E o último é padre de uma das paróquias do município do Crato (CE), na Região do Cariri, onde vive até hoje. O filho que recebe o nome de seu pai, Gonçalo Farias dos Santos Filho, foi também vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA) e nunca teve o reconhecimento do povo de Icó, sua terra natal, nem na época em que seu primo legítimo foi prefeito dessa terra em dois mandatos. Nos referimos ao médico e ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSDB). Isso é fato verdadeiro!

Filho de uma família de nove rebentos, Gonçalo Farias dos Santos, nosso homenageado, sempre teve uma vocação voltada para a música. Assim já dizia a nossa estimada avó Rita Farias de Alencar, já no Céu (esposa do comerciante, já falecido, Raimundo Roberto de Alencar). De tradição católica, a família "Farias" sempre viveu e ainda vive participando dos eventos promovidos pela Igreja Católica.

Os seus membros genitores, Jobe (pai do ex-prefeito Quilon Peixoto Farias), Gonçalo (homenageado da Banda Municipal), Gaúcho (tem este nome por gostar de vaqueijada. Qualquer semelhança com o vice-prefeito Charles Peixoto (seu sobrinho segundo) é mera coincidência), Rita (nossa avó materna de criação), Maria da Expectação/Peta (nossa avó materna genitora de nossa mãe), Escolástica (criou a maioria do clã dos "Monteiros" e era uma espécie de conselheira dos irmãos José Waldrido e Aldo Monteiro), Nita (nascemos no dia de seu aniversário - 16 de abril), Isabel e Joaninha Sobral (homenageada pelo Bairro Joaninha Sobral) sempre ensinaram os mandamentos da Lei de Deus para os seus filhos que, consequentemente, passaram para as novas gerações dessa grande família.

Homenagens à parte e com merecimento, só temos à agradecer ao icoense que teve esta brilhante ideia de colocar o nome de nosso tio segundo, Gonçalo Farias dos Santos, na atual Banda Municipal de Música de Icó. Em nome da família receba nossos mais sinceros agradecimentos e votos de parabéns.

Atualmente, a atual Banda Municipal tem um novo regente. Trata-se do maestro Bonfim Estevão, veterano da banda desde o seu retorno em 1997. Por um longo tempo, ficou totalmente desativada. Vale salientar que a Banda de Música Gonçalo Farias dos Santos conta com a parceria do Núcleo de Música Sobrado Canela Preta, além da Associação Cultural e Artística Icoense (ACAI), que irá organizar o Estatuto da Banda e a Lei Municipal.

Com certeza, o grande maestro Gonçalo Farias dos Santos está super feliz lá no Céu vendo o desempenho da "banda passar" (como canta Chico Buarque) e que recebe o seu nome. É um reconhecimento digno de aplausos!

Sucesso sempre e que a Banda Municipal Gonçalo Farias dos Santos tenha muita vida em abundância. O povo de Icó confia e atesta o trabalho de vocês.

>>> ATENÇÃO: Na próxima segunda-feira (22), o leitor vai saber aqui no "Tiradas do Baú" o por quê da matriarca Lourdes Peixoto, viúva do comerciante Eduardo Peixoto (in memorian), ex-delegada de Educação e ex-diretora do Colégio Senhor do Bonfim, ter perdido a chance de ser, um dia, a primeira-dama do município de Icó (CE). Esta história nós contamos na semana que vem. Fique ligado!