terça-feira, 16 de agosto de 2011

Notas Curtas!

# Parabéns! Nada melhor do que um dia atrás do outro

Nunca esquecemos a oportunidade que nos foi dada no O Estado (o segundo jornal em atividade mais antigo do Ceará). A ex-editora geral do periódico, jornalista Beth Rebouças, nos delegou, como repórter da Editoria de Política, para ser o autor de uma "série de reportagens" sobre as sete Secretarias Executivas Regionais, ligadas a Prefeitura Municipal de Fortaleza (CE). A cada segunda-feira, contávamos a história de uma "SER", inclusive, da Secretaria Regional Extraordinária do Centro. Esta experiência só foi possível graças a nossa querida Bethinha, que nos confiou este trabalho. Pois bem! Demitida injustamente do Jornal O Estado, teve depois uma passagem pelo Jornal do Cariri, com sede em Juazeiro do Norte (CE). Já na última segunda-feira (15), ficamos felizes quando soubemos através da jornalista Déborah Milhome, que era da Editoria "Municípios" do O Estado na nossa época, que a comunicadora Beth Rebouças está muito feliz como assessora de Imprensa do CONPAM - Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, do Governo do Ceará, e que tem a frente o secretário Paulo Henrique Lustosa. "Nada melhor do que um dia atrás do outro". Receba nossos mais sinceros parabéns! Você merece tudo de melhor nessa vida. Grato somos, pode crer!

# Defensores públicos X deputados estaduais

Nesta quarta-feira (17), às 8 horas, a Defensoria Pública (DPGE) e a Associação dos Defensores Públicos (Adpec) estarão oferecendo um café da manhã para os deputados estaduais. Será na Assembleia Legislativa, no auditório Murilo Aguiar, e tem como objetivo discutir a valorização da categoria com os parlamentares.

# Sessão solene no Senado da República

No início da tarde desta terça-feira (16), o Senado Federal realiza uma sessão solene em homenagem aos 100 anos da cidade de Juazeiro do Norte (CE). Na ocasião, o prefeito Manoel Santana (PT) se fará presente com alguns de seus secretários. A bancada federal cearense foi convidada, tendo a frente os três senadores (Inácio Arruda, Eunício Oliveira e José Pimentel). A solenidade inicia-se às 14 horas e este blogueiro estará ligadinho na TV Senado (canal 43). Parabéns, Juazeiro! O Padre Cícero tem muito orgulho de seu município e de sua gente.

# Icó fazendo a sua parte!

Quem se encontram em Brasília (DF) para a solenidade de anúncio das novas unidades de ensino técnico e superior, no Palácio do Planalto, são: o prefeito de Icó (CE), Marcos Nunes (PMDB), o seu secretário de Educação, Getúlio Oliveira, e o deputado estadual Neto Nunes (PMDB). O município icoense está na lista para ser um dos contemplados e receber um campus da futura Universidade Federal do Cariri, a ser instalada na cidade de Juazeiro do Norte (CE), na Região do Cariri. O trio vai receber das mãos da presidenta Dilma Rousseff (PT) a lista de cursos a serem instalados e implementados em Icó. As datas do início das obras serão ditas na ocasião. E assim que chegarem em sua cidade natal, darão uma exclusiva na Rádio Papagaio FM, conforme nos informou uma fonte oficial. Previsão do Blog: um dos cursos a ser instalado será o de "Engenharia Agrônoma". É aguardar para crer!

# Senador Randolfe Rodrigues

Senador mais jovem da legislatura que começou no mês de fevereiro de 2011 é o socialista Randolfe Rodrigues. Aos 38 anos – três anos a mais que a idade mínima para ocupar o cargo –, o senador do PSOL assumiu o seu primeiro mandato. Rodrigues tem em comum com o presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB), 43 anos mais velho, o Estado: ambos representam o Amapá no Senado. Um, é do tradicional PMDB. O outro tem a missão de ser uma voz ativa da oposição e seguir os passos de sua correligionária e ex-senadora Heloísa Helena, ex-candidata à Presidência da República em 2006. Eleito em outubro de 2010 com pouco mais de 203 mil votos, Rodrigues teve quase o dobro de votos de outro peemedebista, o senador Gilvam Borges, escolhido por 121 mil eleitores. O indicado do PSOL nasceu em Garanhuns (PE), cidade natal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e, aos oito anos, se mudou com sua família para o Amapá. O senador foi deputado estadual duas vezes pelo PT e em 2005 migrou para o PSOL. Ouvindo seus discursos pela TV Senado, bastante eloquentes, dar para se pensar tranquilamente na hipótese de se fazer um Congresso Nacional mais atuante e participativo, muito diferente do que é atualmente, sem discussão e sem fiscalização.

# Não é por aí...

É incrível como o deputado estadual Perboyre Diógenes (PSL) não tem argumento nenhum para se defender e nem tampouco para defender os interesses do governo do qual faz parte como membro da base aliada ao governador Cid Gomes (PSB). Usando a tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará, o parlamentar usa expressões que não condizem com a postura de um deputado estadual. Ultimamente, devido os ânimos acirrados por conta do "escândalo dos banheiros", não é só o ex-prefeito de Saboeiro (CE), que tem usado de expedientes nada agradáveis para atingir outros colegas. Neste patamar, também estão Eliane Novais (PSB) e Osmar Baquit (PSDB). O que aconteceu nesta terça-feira (16), no Plenário 13 de Maio, foi a gota d'água. Está na hora de se repensar novas posturas na AL-CE, inclusive vê, outra forma de se fiscalizar o poder executivo, já que a ferramenta "CPI" será sempre abafada, levando em consideração o grande número de deputados da base de sustentação do Governo do Ceará (e os que sempre virão depois). Trocas de ataques pessoais não leva a nada e não é o ideal para o Palácio Adauto Bezerra.