domingo, 14 de agosto de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Arte e Entretenimento)


Amor e Sexo na TV - Informação e entretenimento com responsabilidade social

Por Rogério Maia (foto)

Definição do site do programa: Amor & Sexo é um programa de auditório sobre sexualidade e relacionamentos apresentado por Fernanda Lima.

Mesmo com algumas poucas críticas (maioria recheada por conservadorismo e preconceito), o programa está ganhando cada vez mais público. Em um horário não acessível às crianças e numa quinta-feira (dia ótimo), Fernanda Lima entra em cena com muita diversão, informação e convidados especiais para debaterem sobre esse mundo, onde o "falar sobre" ainda é rodeado de pudores e preconceitos.

Com muito cuidado, naturalidade e de forma respeitosa, o programa é um verdadeiro "tira-dúvidas" com seus quadros animados, alegres e informativos. Todos eles buscam, e isso é perfeitamente perceptível, quebrar os "tabus" colocados pela família, Igreja e pela sociedade em geral. O programa retira quem o assiste de suas zonas de conforto, mas ao mesmo tempo, parece até contraditório, deixa o telespectador confortável pela maneira que a temática é trabalhada.

O quadro "Ponto Q" explica as palavras desse meio, não tão conhecidas pela população, como axilismo, agalmatofilia, feromônio, dentre outras, também encontrada na versão online. O "Streep Quis", uma brincadeira com questionários, coloca sempre dois casais por detrás de manequins, onde estes têm peças de roupas tiradas por cada opinião contrária, feita pela plateia em relação ao que os participantes respondem. E isso é ótimo, pois mostra a opinião diversificada das pessoas a respeito de um mesmo assunto. Levando o telespectador a vários pontos de vista, ampliando assim suas visões de mundo sobre o tema.

"Gayme" e "Coisa de Macho" são outros dois quadros, que particularmente adoro. No primeiro uma espécie de disputa entre homossexuais através de provas interessantíssimas. Nelas, os participantes expõem suas facetas, capacidade, visões e realidades sobre o mundo gay vivenciados por eles no cotidiano, mostrando acima de tudo que uma pessoa deve ser respeitada por ser humano e não por sua condição sexual. No segundo quadro, o galã loiro, Rodrigo Hilbert, encara situações do mundo, ditamente, "feminino", mas que agora estão sendo invadidas pelo "macharal" como, por exemplo, a depilação com cera quente. O quadro combate o machismo ainda existente em nossa sociedade contemporânea.

Na companhia de Léo Jaime, responsável pela belíssima trilha sonora "ao vivo" do programa e pelas melhores tiradas e comentários, o programa mais romântico e as visões masculinas de algumas situações são compartilhadas, retrucadas, aceitas e debatidas. Quanto aos quadros, muito interessantes. "Fogo subir" aborda dicas afrodisíacas com pitadas de criatividade. "Jogo de cama" expõe a visão e situações de como homens podem ou devem reagir em certas horas para assim agradarem as mulheres, tomando as melhores decisões nos melhores momentos. Traduzindo: dicas! Já "Sexo Selvagem" mostra a apresentadora, Fernanda Lima, fantasiada juntamente com André Marques, explorando curiosidades da vida sexual dos animais.

Mas o que o programa quer passar com isso tudo? No meu modo de ver, ele quer naturalizar a temática "Amor e Sexo", que é barrada e pouco falada, ocasionando na desinformação. Na adolescência, fase muitas vezes turbulenta pelas descobertas, conflitos de pensamentos com os pais e irmãos, amigos influenciadores, diversão, paixões, dúvidas e outras coisas mais, esse auxílio da informação é essencial. Os jovens nessa fase estão em processo de formação de suas identidades, gostos, preconceitos, tabus, medos, aflições, vergonhas, bombardeados por hormônios que os deixam conturbados com o mundo ao seu redor. É a transição entre a fase infância e adulta e poucos são os pais que abordam seus filhos sobre essa temática.

Dados da última Pesquisa Nacional de Saúde da Escola, realizada pelo Ministério da Saúde, em todos os Estados do Brasil e no Distrito Federal, apontou que 76% dos estudantes que iniciaram a vida sexual utilizaram o preservativo na última relação. Isso é muito satisfatório! O quadro de gravidez na adolescência está caindo! Mais de 87% dos alunos entrevistados em escolas públicas falaram já terem adquirido informações na sala de aula sobre a prevenção de DSTs e de filhos não planejados.

Com toda essa estatística, me pergunto agora se realmente esse programa trás malefícios? Será que é de fato um programa de baixo nível ou é só um "tiquinho de inveja" da concorrência na corrida pela audiência televisiva? Será que o conservadorismo deve continuar imperando sobre nossos olhos e deixar a desinformação pairar sobre nossas cabeças? Até quando a demagogia do preconceito manipulará a mente de alienados pelo sensacionalismo? São questões a se pensar, não acha?

# Currículo: Rogério Maia é estudante do 6º semestre do curso de Jornalismo da Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Concludente do curso Princípios Básicos de Teatro, do Theatro José de Alencar. Apreciador de música, teatro, dança, circo, artesanato e outras artes em geral. Amante da escrita e da leitura, fascinado em escrever crônicas e contos trágicos com pitadas apimentadas de surpresa e romance. É ainda assessor-estagiário da Secretaria Executiva Regional III, da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Recentemente, foi aprovado para estagiar no Rock in Rio, maior evento de música do Brasil a ser realizado em setembro e outubro de 2011, no Rio de Janeiro (RJ). O seu artigo é publicado sempre aos domingos.