quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Notas Curtas!

# Blogueiro é destaque até em telenovela

Já é sabido por todos que a novela "Insensato Coração", da Rede Globo, é só sucesso. Perto de encerrar a sua participação na grade de programação desta emissora, elogiamos aqui o ator Cássio Gabus Mendes, que faz o papel do jornalista e blogueiro Kléber, que na trama "é um calo no pé" do banqueiro Horácio Cortêz, interpretado pelo ator Herson Capri e que é envolvido em escândalos contra o mercado financeiro. Pois bem! É um blogueiro que, mesmo na ficção, faz sucesso como tantos outros existentes na vida real. Hoje, qualquer pessoa pode ter um blog. Mas nem todos são dignos de leitura. Muitos usuários desse serviço fazem de seus espaços um veículo para se colocar pensamentos e textos de cunho pessoal. Já outros são inteiramente jornalísticos, mesmo alguns não sendo jornalistas. Para nós, existe muitos blogs belíssimos, bem elaborados, bem organizados e cheios de informação. Infelizmente, existem outros que precisam melhorar, especialmente, no que diz respeito a ortografia, gramática e, quem sabe, obedecer as regras que norteiam o jornalismo internacional. Jornalismo tem um padrão específico e devemos seguir. Mas concordamos que os blogs vieram para democratizar a informação como um todo. É bom para os leitores. No Icó mesmo, temos muitos blogueiros, o que faz com que os icoenses tenham maiores detalhes sobre alguns assuntos de seus interesses. E lembre-se: Está tão em alta o "boom" dos blogs e blogueiros que até a maior rede de televisão do Brasil e a terceira maior do mundo está abordando o tema em sua principal novela (a novela conhecida por muitos como "novela das 9"), que vai ao "ar" logo após o seu principal telejornal, o Jornal Nacional. E logo no horário nobre! Muito bom!

# "Não residir fora do Município"

Lendo o Regimento Interno da Câmara Municipal de Icó na noite da última terça-feira (02), eis que nos deparamos com o título III do capítulo I, que trata do "exercício da vereança", em seu artigo 85º (deveres do vereador): "VII - não residir fora do Município". Pois é! Durante o primeiro mandato parlamentar do vereador Gilberto Barboza foi necessário a sua imediata transferência para a cidade icoense. O edil trabalhava na Cagece e residia com sua família em Fortaleza (CE), até ser eleito. Com a sua vitória, ele teve que fixar residência em Icó, levando consigo toda a sua família. Lembramos perfeitamente desse caso porque éramos estudante do Colégio Senhor do Bonfim e na época os seus três filhos (Gilberto Filho, Thiago e Milena) chegaram para estudarem nesta mesma instituição de ensino particular. Hoje, acreditamos que o Regimento Interno da Casa não está sendo cumprido em sua totalidade. Sem citar nomes, tomamos conhecimento de que existe um vereador icoense que cursa ensino superior em uma determinada faculdade aqui da capital. O que sabemos é que o curso é "pesado" (exige muito estudo e dedicação), o que necessitaria o vereador-estudante permanecer por aqui durante a maioria dos dias da semana. É bom lembrar que as sessões da CMI são semanais e realizadas sempre nas quintas-feiras. O que é certo é que o edil fica nesse vai e vem. E às vezes nem comparece a plenária por conta de compromissos já agendados em sua outra cidade, talvés até por conta da faculdade. É ou não é hilário?

# "Entre Aspas"

Nesta quinta-feira (04) estreia, aqui nesse Blog, o "Entre Aspas", uma série de entrevistas (toda quinta-feira) com os pretensos candidatos a prefeito e a vereador de Icó (Eleições 2012), com alguns protagonistas políticos icoenses (mesmo não sendo postulantes a cargo político algum), profissionais de imprensa do município (jornalistas e radialistas) e com autoridades do Poder Judiciário. Ou seja: Todos os principais nomes que estarão envolvidos diretamente com a próxima eleição municipal. E, para a estreia, convidamos o jornalista Yuri Guedes de Lavôr, responsável pelo importante Site Icó é Notícia. Jornalista por formação, Yuri discorrerá sobre vários temas de interesse do município de Icó. Não perca, é amanhã!

# Parabéns ao esporte icoense

O futsal masculino e o tênis de mesa foram destaque nas Olimpíadas Escolares na cidade de Brejo Santo (CE), Região do Cariri. O resultado se deve ao excelente trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Física das escolas municipais e estaduais. Vale frisar que este foi o melhor resultado já conquistado pelo futsal masculino nos jogos. No tênis de mesa, sagrou-se campeão, o jovem Yathagãn Ferreira Sucupira, e no esporte coletivo, a equipe do CEREPJAM (Centro de Referência Padre José Alves de Macêdo), com seus representantes com idades entre 15 e 17 anos. Agora, os atletas jogarão na etapa final na capital Fortaleza. Vale frisar que a participação dos estudantes teve o apoio da Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Educação, além da 17ª Crede (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação). As informações foram extraídas do Blog do Fabrício Moreira, que foram enviadas pelo professor Nonato Bertoldo (por sinal, nosso ex-professor de Educação Física no Colégio Senhor do Bonfim e atual supervisor da Secretaria Municipal de Esporte). Não se faz mais professores dessa área como Nonato e Jorge Paiva (da época de aluno do antigo Ciente). Pode crer!

# O que muda na composição da AL-CE mais uma vez!

Com a efetivação do petista Francisco Pinheiro (professor Pinheiro) no cargo de deputado estadual eleito, após disputa na Justiça, Stanley Leão, do PTC, vai perder a cadeira na Assembleia Legislativa, ficando, portanto, fora da composição da Casa. Mas Pinheiro fica na Assembleia apenas o tempo necessário para cumprir as formalidades. Ele toma posse, passa a ter os "direitos" de um deputado eleito e volta a pedir licença para seguir no comando da Secretaria de Cultura do Estado. A deputada Ana Paula Cruz (PRB) vem da Região do Cariri e assume a vaga no lugar do petista. Já no dia 4 de agosto (quinta-feira próxima) será a vez dos deputados Osmar Baquit e Moésio Loiola (ambos do PSDB) voltarem à AL. Nenhum dos dois pode solicitar licença para "interesse particular" este ano. Com o retorno dos dois, saem da Casa os suplentes Cirilo Pimenta e Neném Coelho (ambos do PSDB). Hermínio Resende (PSL) volta ao parlamento estadual depois de aproveitar sua "licença saúde" e reassume o mandato. Em seu lugar estava o suplente Perboyre Diógenes, que ficará por mais 120 dias por conta da licença aprovada hoje e requerida pelo deputado Vanderley Pedrosa (para "assuntos particulares").

# Vida de modelo é cruel, viu?

Com a bola toda também está o personagem Douglas, interpretado pelo ator Ricardo Tosi, na novela das "9" Insensato Coração, do autor Gilberto Braga. Ultimamente, o global está sendo disputado por duas mulheres na trama. Uma, que pode se tornar sua mulher (com contrato nupcial) e a outra é dona de uma agência de modelos. Esta última o contratou para uma grande campanha publicitária (só de cueca), com a promessa de que o faria um dos modelos mais desejados do Brasil. Detalhe: Ricardo Tosi é modelo profissional também, já esteve em Fortaleza (CE) para desfiles, como o Festival de Moda de Fortaleza (FMF) e o Ceará Summer Fashion, ambos promovidos pelo Maraponga Mart Moda. E tudo o que o personagem está vivendo na ficção é o que acontece mesmo na vida de modelo. Um desses dilemas é o aliciamento em que são vítimas a grande maioria desses profissionais. Muitos produtores e donos de agência prometem "mil e uma regalia (trabalho de toda espécie)" em troca de sexo e de outros favores. Isso ocorre e é vero! Não é à toa que muitos desistem da profissão, ficando somente alguns poucos ou outros que não aceitam este tipo de atitude, mas possuem "contato" o suficiente para se darem bem, inclusive fora do país. É bom que se diga que temos ótimos profissionais na moda, mas é uma minoria da minoria. É uma realidade!

# Pelé e Neymar: dupla de ataque do Santos para o Mundial de Clubes. "A ideia é séria", diz presidente santista

Pelé, 70 anos, pode ser inscrito pelo Santos no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Japão. A informação foi publicada nesta quarta-feira (03) pela Folha de S. Paulo. A ideia é do presidente do clube, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, e "é séria", segundo ele. O dirigente conta que Pelé se animou e promete "treinar para entrar em forma e participar de alguns minutos, se for possível." Luis Álvaro ainda pretende consultar o técnico Muricy Ramalho, mas acredita que não haverá problema em dar uma vaga na relação de 23 inscritos no Mundial para Pelé. A ideia foi levantada por Luis Álvaro durante reunião do Conselho Deliberativo do Santos, na semana passada. Pelé estava presente e foi homenageado durante a sessão. Pelé é tricampeão mundial pela Seleção (1958, 62 e 70), mas é bi pelo Santos (62 e 63). E agora, 48 anos depois, ele terá a oportunidade de ser tricampeão mundial de clubes, fazendo parte do grupo santista.