quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Aconteceu em Icó (CE)

Irrigação - Manifestantes ocupam prédio do Dnocs em Icó

Cerca de 300 famílias residentes no Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos estão acampadas desde ontem (23) no prédio do escritório regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) de Icó, município localizado acerca de 370 quilômetros de Fortaleza. A ocupação foi realizada após uma manifestação nas ruas da cidade denunciando o descaso e abandono do perímetro irrigado de Icó.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Icó, o Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos possui uma área de 10 mil hectares, contudo, apenas 75% desta área possuem algum tipo de produção, em sua maior parte, destinada ao consumo das cerca de 1.500 famílias que ali vivem. Além disso, o sindicato afirma que algumas áreas do Perímetro estão há 12 anos sem irrigação. Diante desta situação, os manifestantes reivindicam ações como: a realização de um diagnóstico da situação atual do Perímetro Irrigado e de sua infraestrutura socioeconômica; inclusão de recursos no orçamento para reestruturação e recuperação de todo o perímetro; construção de um canal alternativo por gravidade; assistência técnica apropriada para a realidade local; regularização fundiária que garanta os direitos dos irrigantes; suspensão imediata da transferência das terras do Dnocs para o município; indenização para as famílias das áreas que estão há 12 anos sem irrigação; mudanças na Lei da Irrigação, considerando a realidade atual; e mudança do diretor geral do Dnocs.

Os manifestantes lamentam a situação na qual se encontra o Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, que, apesar de tudo, ainda gera cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos, número que poderia ser bem maior. Segundo os manifestantes, eles só desocuparão o prédio do Dnocs quando a situação for resolvida.

# Fonte: Blog do Macário - www.macariobatista.blogspot.com / Foto: Radialista Josemberg Vieira, do Portal Orós - www.portaloros.blogspot.com