terça-feira, 2 de agosto de 2011

Notas Curtas!

# Fotossensores seria uma solução!

Ultimamente, o município de Icó (CE) tem tido muitos acidentes de trânsito, especialmente, envolvendo usuários de moto. Na noite do último domingo (31 de julho), só neste município, aconteceram dois desastres graves. Um ocorreu na BR 116 próximo a comunidade de Três Bodegas. Um motorista de moto colidiu com um Fiat Uno Mille Fire. A vítima morreu, infelizmente. Já o outro acidente foi na localidade do Posto Novo, deixando seis feridos gravemente. Neste caso, foi um caminhão colidindo em um micro-ônibus. E, por último, nesta última segunda-feira (01), próximo ao Presídio Público, um capotamento deixou uma vítima gravemente ferida. Ele seguia em seu carro no sentido Icó à Orós, quando perdeu o controle do veículo. Pois é, meu caro leitor! Tudo isso movimentou o plantão policial só no município icoense entre domingo e segunda-feira. É a guerra do trânsito instalada há muito tempo pela terrinha. Uma solução deveria ser colocada em prática. Aqui, deixamos uma sugestão. Que as autoridades coloquem fotossensores no triângulo do Belmont e na entrada que liga Icó à Iguatu, como também, em algumas ruas movimentadas. Fica a dica!

# Mudam de idade!

Trocam de idade nesta terça-feira (02), os produtores Franklei Charles Tavares e Roger Albuquerque, bem como o jovem icoense "boa praça" Raul Marcelo. Que Deus os ilumine sempre e faça com que alcancem seus objetivos. Ao Raul (bom de bola como poucos em Icó), nosso mais sincero carinho por você. Vale frisar que no último domingo (31 de julho), também mudou de idade, a amiga querida Rosana Clégia/Loura (icoense das mais atuantes), ex-presidente do antigo LEO Clube de Icó de outrora, no momento em que este blogueiro foi presidente de todos os LEO Clubes do Ceará naquela difícilima gestão 2000/2001. Parabéns aos quatro em nome de nosso Blog.

# Notícia da AL-CE

As sessões da Assembleia Legislativa do Ceará reiniciaram na manhã desta segunda-feira (02), com vários discursos envolvendo o escândalo dos banheiros. Os mais duros foram do deputado Heitor Férrer (PDT), da base de oposição e um dos pré-candidatos a Prefeitura Municipal de Fortaleza, e da deputada Eliane Novais (PSB), que é do partido do governador Cid Gomes (PSB), mas que as vezes faz fortes críticas a administração estadual. Heitor solicitou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e Eliane pediu o afastamento imediato do deputado Téo Menezes da Mesa Diretora da Casa, já que é o seu quarto secretário e filho do presidente afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Teodorico Menezes, um dos personagens mais importantes de todo este episódio dos banheiros que teve recursos disponíveis, porém sem serem construídos para atender as comunidades carentes. Detalhe: Tanto Heitor, como Eliane, sonham em ser prefeito ou prefeita da capital, respectivamente. E este projeto de construção de kits sanitários faz parte da Secretaria das Cidades do CE, comandada pelo petista Camilo Santana, o preferido do chefe do poder executivo estadual para a sucessão de Luizianne Lins (PT). É só interesse e nada mais. O mais sensato é deixar primeiro a Justiça se pronunciar em nome da legítima defesa.

# Projeto "Eusébio Ambiental" foi lançado

Em busca de garantir o título de município verde do Ceará, Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amma), lançou nesta última segunda-feira, primeiro de agosto, na praça central da cidade, o programa "Eusébio Ambiental". O programa prevê uma série de eventos e ações nos diversos bairros da cidade em torno da conscientização ambiental da população. "A nossa meta é mobilizar os 30 mil moradores da cidade pra que eles adotem cuidados básicos em relação ao meio ambiente e assim possamos melhorar os indicadores de qualidade de vida da nossa cidade", afirma o presidente da Amma, Mirton Prata. Durante todo o mês, serão desenvolvidas blitzes nas escolas envolvendo os 5 mil estudantes de escolas públicas e particulares da cidade, gincanas, caminhada pelo meio ambiente e contra a Dengue, mutirão de plantio de mudas, feira de artesanato, fóruns e Conferência do Meio Ambiente. Quem nos mandou estas informações foi o jornalista Rodrigo Neto, da Inove Comunicação e da TV O Povo.

# Rubens Brasil no PR

O radialista Rubens Brasil comunica e, ao mesmo tempo, convida para uma importante reunião que será realizada no próximo dia 16 com as presenças do prefeito de Maracanaú (CE), Roberto Pessoa, do ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara, da deputada federal Gorete Pereira e dos deputados estaduais Leonardo Pinheiro e Fernanda Pessoa. Na pauta, a filiação do icoense para compor as fileiras do Partido da República (PR). Em Icó, este partido tem um representante na Câmara Municipal. É o vereador Flamarion Pereira, o mais votado no município na eleição de 2008. Foi eleito na coligação da chapa do ex-prefeito Jaime Júnior (DEM) e hoje faz parte da base aliada do prefeito Marcos Nunes (PMDB).

# Neto Nunes usa tribuna do Plenário 13 de Maio

O deputado estadual Neto Nunes (PMDB), ex-prefeito de Icó (CE), foi o segundo parlamentar a usar a palavra no primeiro expediente desta terça-feira na Assembleia Legislativa do Ceará após o reinício dos trabalhos legislativos. Ele discorreu sobre o trabalho que vem desenvolvendo na Comissão Especial que trata sobre os limites de divisas em alguns municípios cearenses. Muitos colegas o apartearam, parabenizando-o pelas ações desenvolvidas até então. Agora, é esperar o resultado dos seminários que serão realizados pelo Interior para tratar sobre este assunto, a começar pela cidade de Limoeiro do Norte. Icó ficou fora da lista.

# Icó receberá encontro

No dia 10 de novembro, a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ceará realizará em Icó (CE), o I Ciclo de Encontros da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar. O objetivo é conhecer, analisar a demanda da categoria e suas necessidades, como também, aproximar as entidades do órgão responsável pelo setor no Estado. As atividades tiveram início no mês de maio e seguirão até o mês de novembro com encerramento no município de Jaguaribara, com data a ser definida. Após a conclusão do Encontro, a Secretaria irá traçar um diagnóstico do setor para atender as necessidades de cada região. De acordo com o secretário estadual da Pesca, Flávio Bezerra, “estão sendo analisadas as necessidades das colônias, associações, federações, sindicatos e cooperativas que representam os profissionais que trabalham no setor da pesca artesanal, para posteriormente atender a categoria”, explicou.