terça-feira, 2 de agosto de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Cultura)

O dom da escrita; imaginação seguida por uma caneta marcante

Por Thaffarell Silva (foto)

Escrever, como todo mundo sabe, é uma tarefa árdua e misteriosa. Realmente é verdade. De onde vem tanta imaginação na mente dos escritores? E por que eles escrevem?

Uma das maiores e importantes figuras da literatura brasileira é a cearense escritora Rachel de Queiroz. A escritora morava em Quixadá e começou a escrever suas histórias sobre o sertão nordestino ainda jovem. O Quinze, seu primeiro livro, retratava o fenômeno das secas, ferida sempre aberta no corpo social das populações do semiárido nordestino.

Segundo Rachel, em entrevistas, dizia que para escrever não era uma atividade prazerosa, mas escrevia por que só sabia fazer o que Deus lhe deu, o dom da escrita. Publicou diversas obras que hoje são muito conhecidas e, além delas, escreveu artigos para o jornal O Ceará, em 1927, e se destacou também na poesia.

# Currículo: Thaffarell Silva, novelista. Escreve novelas há 8 anos e, muito recentemente, teve sua novela "Páginas Criminosas", encaminhada para o SBT pela jornalista Ian Gomes, repórter da TV Jangadeiro. Já atuou como monitor de teatro numa escola do município de Caucaia e está trabalhando numa escola de Fortaleza. É autor da peça teatral "Dois Disfarces em uma Armadilha", apresentou na Escola Eliézer de Freitas Guimarães, onde estudou. Completamente apaixonado por telenovelas brasileiras, tenta retratar em suas histórias a realidade nua e crua, em forma de fantasia. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do novelista Thaffarell Silva, veja o blog dele: http://chancesdapaixao.blogspot.com/ O seu artigo é sempre publicado nas terças-feiras aqui nesse espaço.