terça-feira, 30 de agosto de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Cultura)

Comportamento também é cultura!

Por Thaffarell Silva (foto)

Confesso que nunca fui baladeiro, primeiro nunca tive o prazer de conhecer um local desses e nem como funciona. Porém, eu sabia que um dia eu iria conhecer e saber por que os jovens e adultos freqüentavam aquele ambiente. O intuito de todos era de se divertir, depois de dias estressantes de trabalhos, ou era pela carência de não ter uma amizade e poder arranjar um (a) paquera?

Eu queria ver com os meus próprios olhos o que rolava numa boate. A primeira vez que eu fui, me senti como se eu fosse um ser estranho a meio de tantos jovens que dançavam sem notar a minha presença. Nossa, mais o que foi que eu fiz? Por que ninguém se aproxima para conversar comigo? Eu me pergunto, ao ver todos dançando divertidamente.

Meus olhos seguiam cada passo dado pelos jovens da boate. Apesar de ser escura e ter apenas efeitos de luzes, eu enxergava de tudo um pouco. Visualizava atentamente o comportamento, as risadas, os beijos, as pegadas, e até mesmo a bebida! Jovens consumindo bebidas alcoólicas, será que isso é certo? Acredito que, com o efeito do álcool no organismo, a pessoa não tem noção do que está ou pode fazer. Tudo pode rolar numa boate, foi o que eu percebi. Eu não tinha pena, tinha receio de que o futuro dos jovens, em relação à bebida, está se afundando. Muitos bebem pra esquecer as mágoas, por seus familiares não aceitar sua opção sexual, ou algo desse tipo.

É meio chocante ver jovens aparentemente normais agindo de uma forma descontrolada e irresponsável com o álcool. Mistura de várias bebidas é que causa um estrago no organismo e, mais tarde, ou antes, deixa as seqüelas. Será que os pais não estão nem ai para seus filhos? Ou se estão fingem? É triste ver a juventude se autodestruindo sem ter muito conhecimento sobre os perigos do mundo atual e a situação está se agravando.

# Currículo: Thaffarell Silva, novelista. Escreve novelas há 8 anos e, muito recentemente, teve sua novela "Páginas Criminosas", encaminhada para o SBT pela jornalista Ian Gomes, repórter da TV Jangadeiro. Já atuou como monitor de teatro numa escola do município de Caucaia e está trabalhando numa escola de Fortaleza. É autor da peça teatral "Dois Disfarces em uma Armadilha", apresentou na Escola Eliézer de Freitas Guimarães, onde estudou. Completamente apaixonado por telenovelas brasileiras, tenta retratar em suas histórias a realidade nua e crua, em forma de fantasia. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do novelista Thaffarell Silva, veja o blog dele: http://chancesdapaixao.blogspot.com/ O seu artigo é sempre publicado nas terças-feiras aqui nesse espaço.