terça-feira, 9 de agosto de 2011

Notas Curtas!

# Icoense e o Jiu Jitsu

Um icoense participará do Campeonato Cearense de Jiu Jitsu (CBJJO), no próximo dia 17 de agosto, aqui em Fortaleza (CE). Trata-se do jovem Jefferson Ferreira, mais conhecido como Jeffin da Mídia. Quem está trazendo ele para a capital cearense é o seu atual mestre da cidade de Missão Velha (CE), localizada na Região do Cariri. A competição faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Olímpico. Desejamos muito sucesso ao conterrâneo Jeffin, nosso amigo, e que o mesmo tenha muita sorte para trazer uma boa colocação para o município de Icó (CE). E não esqueça de convidar o amigo aqui para a comemoração, viu? Estaremos torcendo pelo seu desempenho!

# Agora é pra valer! Dilma vem ao Ceará

Tudo pronto para a visita da presidenta Dilma Rousseff (PT) ao Ceará na próxima quinta-feira (11). Primeiro, ela participará de um ato no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza). Ela vai está lá para conferir a inauguração do terminal de multiuso do Pecém. Está agendada ainda uma visita ao município de Pacajus (inauguração da Policlínica do Governo do Estado juntamente com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha), além de algumas reuniões com as presenças do governador Cid Gomes (PSB) e da prefeita Luizianne Lins (PT).

# Inferno para a presidenta

Depois dos escândalos envolvendo os Ministérios dos Transportes (ministro Alfredo Nascimento foi demitido), na Defesa (ministro Nelson Jobim deixa cargo), na Agricultuta (suspeita de desvios, mas ministro se mantém no cargo), agora foi a vez do Ministério do Turismo. Nota-se que tirando a pasta dos Transportes, os outros três são da cota pessoal do PMDB, partido do vice-presidente da República, Michel Temer. O secretário-executivo do MinTur, Frederico Silva da Costa, é preso nesta terça-feira (09), dentro da ação batizada "Voucher", que tem como objetivo desarticular um esquema de desvio de dinheiro público em convênios feitos no Amapá. Ou seja: a gestão de Dilma Rousseff começou com tudo. Acreditamos que, aos poucos, ela vai fazer uma varredura em todo o seu Ministério, que ainda tem a "cara" do ex-presidente Lula. Aos poucos, ficará com a "cara" da gestora federal, mostrando ao povo brasileiro todo o seu jeito de governar. Afinal, Lula saiu da política para a gestão. E Dilma fez o inverso. Saiu da gestão para a política. Vamos aguardar os acontecimentos futuros!

# Caso Watergate completa 37 anos

Após vencer as eleições norte-americanas em 48 dos 50 estados, em 1972, o presidente Richard Nixon renunciou dois anos depois (8 de agosto de 1974), no maior escândalo político da história dos Estados Unidos, conhecido como Watergate. O caso veio a público depois que Bob Woodward e Carl Bernstein, dois repórteres do Washington Post, conseguiram ligar a Casa Branca ao assalto contra a sede do Comitê Nacional Democrata, no Complexo Watergate, em Washington, capital dos Estados Unidos. Os dois repórteres provaram que Nixon sabia das operações ilegais. Watergate tornou-se um caso paradigmático de corrupção.

# Da Coluna "Vertical", do jornal O Povo, edição de 09/08/2011

“O promotor de Justiça Luiz Alcântara, que integra a Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), anuncia: na próxima semana, com equipe de auditores, visitará cinco municípios que teriam sido contemplados com kits sanitários, mas que acabaram sem receber o benefício. Ele está nessa investigação que envolve 56 convênios e que já provocou o afastamento do presidente do TCE, Teodorico Menezes. Os municípios a serem visitados são: Chorozinho, Pacajus, Cascavel, Pindoretama e Horizonte. Bom lembrar que o “Escândalo dos Banheiros” surgiu por denúncia do O POVO.”

# E por falar em Jornal O Povo...

Pois bem! Semana passada, o Jornal Nacional, da Rede Globo, veiculou importante matéria sobre o "escândalo dos banheiros". A reportagem foi assinada pelo repórter Alessandro Torres, do Núcleo de Rede da emissora aqui no Ceará. A única falta foi não ter citado de onde partiu, por primeiro, as denúncias sobre este episódio lastimável. Já é sabido que o primeiro veículo de comunicação a dar esta notícia foi o jornal O Povo. Este negócio de não revelar "fontes" só acontece mesmo aqui no Estado. O próprio JN divulga suas fontes, quando estão diretamente ligadas com veículos que não fazem parte de seu grupo empresarial, como é o caso do jornal Folha de São Paulo e do jornal O Estado de São Paulo. Como O Povo é concorrente (do Grupo Edson Queiroz), faltou o moço citá-lo em seu texto. É só uma ressalva, beleza?

# Icoense no HGF. E tempos que não voltam mais...

Quem vem fazendo um excelente trabalho na Assessoria de Comunicação e de Imprensa do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), é a jornalista icoense Regina Sá, irmã do economista e proprietário da Farmácia Nossa Senhora das Graças, Delmiro Jarbas. Ela é tia de nossa querida amiga de infância, Rebecca Sá, e filha da brilhante "vovó" Judite, que faz uma paçoca para ninguém botar defeito. Ô saudades dos tempos da "merenda" das três horas da tarde, quando íamos para a sua casa estudar (aula particular), sempre na companhia da saudosa professora de todos nós, Mara Betúlia (sofríamos para aprender Matemática, nunca foi o nosso forte). Este blogueiro, Rebecca Sá (hoje turismóloga), Fabianni Moreira (enfermeira), Tobias Bizarria (cursando faculdade) e Darlan Michelles Monteiro (da PRF), sem sombra de dúvidas, eram seus alunos preferidos. Lembrança boa!