quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Notas Curtas!


# Elite Model Look Brasil 2011

As meninas cearenses que foram finalistas da etapa Fortaleza do maior concurso de modelos do mundo, o Elite Model Look Brasil 2011, ainda possuem mais uma chance para ser uma das finalistas da etapa brasileira que acontece no dia 06 de setembro em São Paulo (SP). "Vamos todos dar apoio para elas, votando em cada uma delas no painel de fotos ao lado". É o que informa o promoter e scouter Romualdo Cassiano, representante da agência aqui na capital cearense. (Clique na imagem para ampliar, assim o leitor visualizará melhor).

Fotos: Vand Rodriguez
Make Up: Paulo Jr.

Para votar e obter mais detalhes, basta acessar o site do concurso abaixo:


# Greve dos Professores

Pelo facebook, este blogueiro recebeu a seguinte mensagem: "Oi, Voltaire! Você pode me ajudar nesta divulgação, por favor? A reivindicação dos professores do estado é uma luta que deve ser apoiada por todos que querem uma educação pública de qualidade. Passe adiante, ok? O DIA "D" DA GREVE - VAMOS COMPARECER". O recado foi dado pela professora Nilza Braga, ex-articulista de "Cultura" desse canto de página. Vale frisar que, na última terça-feira (23), o governador Cid Gomes (PSB) recebeu os grevistas no Palácio Abolição, mas apenas ouviu e nada foi acordado. Já na manhã dessa quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Ceará, o líder do governo, Antônio Carlos (PT), anunciou que a administração estadual não negociará com os professores em greve. De acordo com o parlamentar petista, também ficou definido, na reunião, que o Governo do Ceará não enviará a mensagem sobre o plano do magistério para a AL. É estranho esta atitude de quem em tempos passados embandeiravam o movimento, não estejam acompanhando a greve. O PT nasceu das chamadas forças sindicais. Agora, muda o seu discurso o tempo todo. Temos pais professores, temos tias professoras e temos prima professora da rede estadual de ensino. Nesse sentido, achamos justíssima a manifestação dos profissionais da educação. A luta tem que continuar. Avante!

# Dia do Artista 2011

Estivemos na noite da última quarta-feira (24) prestigiando a solenidade de entrega do Prêmio SATED/CE 2011 - Dia do Artista, no Teatro Dragão do Mar, localizado na parte térrea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, aqui em Fortaleza (CE). Cheio de ilustres personalidades artísticas, o evento foi bastante emocionante. Muitos foram homenageados, mas aqui destacamos três dessas homenagens especiais. São eles: Geraldo Markun, na categoria "homenagem especial" - já falecido; ator Ary Sherlock, na categoria "teatro", e a publicitária Juliana Melo, na categoria "moda" (Maraponga Mart Moda). Na ocasião, várias apresentações artísticas subiram ao palco, além que também tivemos o lançamento do site "Localizador Cultural" feito pela professora Sandra Mara, nascida no município de Icó (CE), hoje residindo e trabalhando na capital. É uma ferramenta de divulgação dos eventos ligados à todas as áreas da arte cearense (circo, teatro, moda, cultura popular, dentre outras). Novidade excelente para quem trabalha nesta profissão e que agora vai ter o seu nome divulgado para o todo o mundo.

# Passou batido!

Duas datas passaram em branco durante esta semana por parte da Secretaria de Cultura e Turismo de Icó (CE), comandada pela secretária Jequélia Alcântara há quase oito anos. Trata-se do "Dia do Folclore" comemorado na última segunda-feira (22) e do "Dia do Artista" transcorrido na última quarta-feira (24). Nenhuma programação nesse sentido foi realizada, nem pelo órgão cultural e nem tampouco pela direção do Teatro da Ribeira dos Icós (TRI), o mais antigo teatro do Ceará, construído em 1860, com 150 anos de existência e história. Pelo que sabemos, a terra icoense possui vários artistas, de várias culturas, especialmente, ligadas as artes cênicas e a dança. Bené e Cia. LTDA precisam reinvidicar mais ações por parte da SECULT/ICÓ quando o assunto for algumas comemorações que compõem o nosso calendário artístico. É no mínimo uma obrigação da gestora cultural "mor" de Icó atrair para si esta responsabilidade. Dança, teatro, cultura popular, circo e moda são elementos de nossa cultura. Mais incentivos devem ser dados aos nossos artistas. E isso deve partir de quem tem a caneta e o cofre na mão.

# Jânio Quadros e a Cadeia da Legalidade

Nesta quinta-feira (25) completa 50 anos que tivemos a renúncia do ex-presidente da República, Jânio Quadros. Tão logo ficou claro que os três ministros militares passaram a vetar a posse do vice João Goulart, disseram claramente que, se o presidente voltasse ao país (estava na China), seria preso. Estava claro que seria um golpe. É quando nasce o protesto do governador Leonel Brizola [ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro]. Sua ação foi extraordinária naquele momento. Com a convulsão política no Rio Grande do Sul e o povo na rua, nasce a Cadeia da Legalidade. O governador Brizola achava que o Goulart deveria ir em marcha batida desde o Rio Grande do Sul até Brasília e tomar posse. Algo semelhante ao que foi feito pelo Getulio Vargas em 1930. Se tivesse havido isso, teria ocorrido uma guerra civil e seria profundamente negativo para o país. Ele (Jango) foi sensato. Sem querer ser gentil, hoje damos grandeza ao gesto, mesmo não tendo participado daquele período. Não éramos nascidos ainda.


Leonel Brizola, João Goulart e Jânio Quadros