segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Notas Curtas!

# O poder dos Blogs

Blogs fazem história. O Blog Gente de Mídia (Nonato Albuquerque), por exemplo, já foi tema de monografia no Curso de Comunicação Social da FA7 (Faculdade 7 de Setembro). Trabalho da Janaína Laurindo de Arruda, "Blogs Jornalísticos: Um novo espaço para atuação dos jornalistas", contribuiu para que ela bacharelasse em Jornalismo. Além deste são o Antena Paranóica e o blog do Eliomar de Lima. O orientador foi o professor e jornalista Dilson Alexandre. A pesquisa, ressalta a autora, aborda blogs que são redigidos por profissionais de imprensa que já são conhecidos no mercado cearense e que usam essa ferramenta como complemento de suas ações na área da comunicação. Destaca ainda o espaço que esses diários ganharam no mercado, além de avaliar se é possível hoje algum profissional viver exclusivamente dessa fonte de renda, o que não é o nosso caso e, provavelmente, o do Nonato e Eliomar. Já o Blog do Voltaire Xavier, juntamente com outros blogs, foi motivo de aprendizagem e estudo na disciplina "Teoria do Jornalismo", ministrada pelo professor Lins, no Curso de Jornalismo, das Faculdades Nordeste (Fanor). Muito bom!

# Feriado em Fortaleza (CE)

Hoje (15), Fortaleza acordou ensolarada para festejar o Dia de Nossa Senhora da Assunção, sua padroeira. Por aqui é feriado municipal decretado pela prefeita Luizianne Lins (PT). Com a transferência do feriado do "Dia do Estudante", de quinta-feira (11) para sexta-feira (12) da semana passada e com o feriado de hoje, quem lucrou foi a estudantada fortalezense que tiveram quatro dias de folga em suas atividades escolares. Durante todo o dia desta segunda-feira, haverá uma vasta programação nas paróquias, especialmente, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro da capital. Caminhadas, louvores e procissão fazem parte dos festejos. Viva Nossa Senhora!

# Curso Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas

Mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a jornalista Cleidiana Ramos ministrará o Curso Gênero, Raça e Etnia, que será realizado nesta segunda-feira (15) e terça-feira (16), pelo Sindjorce (Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Ceará), em parceria com a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e a ONU Mulheres. Cleidiana é repórter especial do jornal A Tarde, sediado em Salvador, onde realiza cobertura especializada em temas ligados a identidade negra, cultura afro-brasileira e religiosidade. A jornalista é blogger do Mundo Afro, blog especializado em temas relacionados a identidade negra, cultura afro-brasileira e religiosidade, hospedado no Portal A Tarde Online, do Grupo A Tarde. No ano passado, ela coordenou a equipe vencedora do Prêmio Banco do Nordeste 2010, nas categorias Mídia Impressa Regional e Mídia Impressa Nacional, com o especial Produtores de Owó, que abordou a participação dos afrodescendentes na economia de Salvador. O curso gratuito, ministrado na sede do Sindicato dos Bancários, ocorre das 18 às 22 horas, e oferecerá certificado de 8 horas/aula chancelado pela FENAJ e ONU Mulheres. O treinamento é dirigido a jornalistas e estudantes de jornalismo com o objetivo de capacitar os profissiomais para a cobertura da temática de gênero, raça e etnia.

# Obrigado pelo convite!

Dias 27 e 28 de agosto se realiza o 1º Conselho Distrital de LEO Clubes do Ceará (LA-4). O evento ocorrerá na pacata e hospitaleira cidade de Cedro (CE). É o primeiro acontecimento LEO da nova gestão que iniciou-se no dia 01 de julho, sob a administração da jovem advogada Manuella Leite, do LEO Clube de Fortaleza Melvin Jones. Vale salientar que o LEO Clube de Cedro, após um período longo fechado, foi recriado na última gestão (2010/2011), sendo presidente distrital, o jovem Edson Ferreira, do LEO Clube de Crato. Este Movimento tem como principais objetivos formar líderes e trabalhar em prol das comunidades carentes de seus municípios. Num passado bem recente (década de 1990 ao ano de 2002) fizemos parte desse glorioso e laborioso clube de serviços, sendo, inclusive, presidente de dois clubes (Icó e Fortaleza Melvin Jones), presidente distrital (AL 2000/2001) e vice-presidente do Distrito Múltiplo LEO LA Norte e Nordeste (AL 2001/2002). Se todo jovem e adolescente pertencesse ao Movimento LEO, com certeza, a juventude seria mais responsável, dinâmica e comprometida politicamente (mesmo sabendo que o LEO Clube é uma entidade apartidária).

# Jornalistas do Interior

E, por falar em Cedro (CE), acontece no dia 20 desse mês (próximo sábado), o VI Encontro Cearense dos Jornalistas do Interior, neste município. O evento é uma promoção da Associação Cearense dos Jornalistas do Interior (Aceji), que tem a frente de sua administração, o dinâmico jornalista João Ferreira (nosso ex-colega dos tempos do Jornal O Estado. Ele, como editor da Editoria de Economia, e nós, como repórter da Editoria de Política). Na ocasião do encontro, alguns profissionais serão homenageados e receberão uma comenda, como os jornalistas Nonato Albuquerque (TV Jangadeiro, Rádio AM O Povo/CBN e blogueiro dos bons) e a nossa ex-colega de faculdade Clotilde Dantas (TV Diário e considerada por nós como a "musa" do telejornalismo cearense). Algumas palestras serão ministradas para o público que estará presente na cidade cedrense. A mídia icoense (jornalistas e radialistas), com certeza, marcarão presença.

# Iguatu Festeiro

Nesta semana, também, inicia-se o maior São João fora de época do Ceará. Dia 20 (próximo sábado), Iguatu se enfeitará toda para receber os brincantes do seu "Iguatu Festeiro". O prefeito Agenor Neto (PMDB) promete realizar uma grande festança para o seu povo. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, sob o comando da secretária Benildes Uchôa (ex-sócia do LEO Clube de Iguatu). Bandas como Garota Safada, Forró do Bom e Solteirões do Forró passarão pelo palco principal do evento, além dos cantores sertanejos Gian e Giovanni. A belíssima cantora Paula Fernandes também estará por lá. A festa que vai até o dia 28 receberá vários turistas de cidades vizinhas, como de costume. Então, você já sabe, né? De 20 a 28 de agosto acontece o "Iguatu Festeiro", na Avenida Perimetral, nesse município pólo da Região Centro-Sul do Ceará. Vale a pena conferir tudo de perto!