terça-feira, 16 de agosto de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Cultura)

Para relembrar uma de nossas culturas: Os índios

Por Thaffarell Silva (foto)

Há muito tempo atrás, antes da chegada dos europeus à America, surgiram homens e mulheres que se vestiam de forma totalmente estranha: todos nus. Eram os índios, habitantes da mata, que conheciam como ninguém os encantos, belezas e mistérios da floresta.

Ali, naquele meio, viviam pessoas que não conheciam nada sobre a cidade. O primeiro contato que tiveram com os portugueses em 1500 causou muita estranheza para ambas as partes. As culturas eram muito diferentes e seus mundos são completamente distintos.

Como os portugueses tinham o total poder e conhecimento sobre o mundo, faziam os índios de seus escravos. Ainda hoje, em livros de História, encontramos essa questão. Os indígenas viviam da caça, da pesca e da agricultura do milho e etc.

A forma de se vestir é a que mais chama atenção. Na virilha, cobriam as partes íntimas por folhas de plantas, penas para enfeites, usavam o urucum, uma tinta para fazer pinturas no corpo. Não podemos esquecer duas figuras na organização das tribos, o pajé e o cacique. O pajé é o sacerdote, que conhece todos os rituais e também recebe mensagens dos deuses. Além disso, era uma espécie de curandeiro, conhecendo todas as armas da medicina para curar doenças. O cacique, também importante na vida tribal, é o chefe, pois organiza e orienta os índios.

# Currículo: Thaffarell Silva, novelista. Escreve novelas há 8 anos e, muito recentemente, teve sua novela "Páginas Criminosas", encaminhada para o SBT pela jornalista Ian Gomes, repórter da TV Jangadeiro. Já atuou como monitor de teatro numa escola do município de Caucaia e está trabalhando numa escola de Fortaleza. É autor da peça teatral "Dois Disfarces em uma Armadilha", apresentou na Escola Eliézer de Freitas Guimarães, onde estudou. Completamente apaixonado por telenovelas brasileiras, tenta retratar em suas histórias a realidade nua e crua, em forma de fantasia. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do novelista Thaffarell Silva, veja o blog dele: http://chancesdapaixao.blogspot.com/ O seu artigo é sempre publicado nas terças-feiras aqui nesse espaço.