quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Blog solidário com as reinvidicações dos trabalhadores da educação cearense


Pois é, professor Edilson!

Já falamos aqui, por diversas vezes, que somos contra o modo como é feito o diálogo do Governo do Estado do Ceará com os professores da rede estadual de ensino lotados na Secretaria de Educação (SEDUC), comandada pela educadora Izolda Cela, primeira-dama do município de Sobral (CE).

A greve estadual que já se arrasta há 22 dias é prejudicial para a comunidade escolar. Ter 80% dos profissionais fora da escola é igualmente prejudicial para o Estado do Ceará, governado há quase cinco anos pelo governador Cid Ferreira Gomes (PSB).

Não acatar o piso salarial nacional aprovado e sancionado por autoridades da República é não priorizar a educação como plano de governo e de gestão. É uma lei profícua para toda a classe dos professores, não só do Ceará, mas de todo o Brasil.

Hoje, os seus munícipes sobralenses ligados à educação estão chocados com as suas últimas atitudes. Lá, Vossa Excelência é conhecido como um gestor exemplar, senhor governador! Não siga o exemplo de seu irmão, Ciro Gomes (PSB), inteligentíssimo, preparado e capacitado, mas não mede as palavras quando as pronuncia por este Brasil afora. Por isso, o Ceará perdeu a chance de ter tido um presidente da República após a redemocratização. Chamar um estudante de "burro" em um programa de rádio foi a gota d'água, nobre Ciro Gomes!

O governo tem que se sensibilizar e pagar o que, de fato e de direito, é uma conquista da classe dos servidores públicos estaduais da educação. Do jeito que está é que não pode permanecer. Enquanto isso, segundo o Sindicato Apeoc, pelo menos, até a próxima sexta-feira (02), a greve continua nas ruas e nas escolas.

Toda profissão merece ser remunerada e mais ainda quando se trata de nossos mestres. Melhores condições de trabalho e capacitação profissional também se fazem necessário para termos uma educação pública e de qualidade, tão apregoada pelos governos desde a época do primeiro mandato do tucano Tasso Jereissati (PSDB).

As reinvidicações dessa laboriosa classe de trabalhadores é altamente justíssima. O povo do Ceará merece que o governador (3º melhor do Brasil) se sensibilize e pague o que de legítimo é. O piso salarial nacional foi aprovado para ser cumprido.

Temos orgulho de ser filho de pais professores, hoje aposentados da rede estadual de ensino. E, enquanto tivermos a certeza de que, eles (a classe), estão corretos e lutando por uma reinvidicação justa, estaremos, com certeza, do lado de todos, sem exceção.

Aos nossos professores icoenses, assim como o professor Edilson, só queremos dizer o seguinte: Levantem a poeira, arrastem os pés e continuem na luta.

Conte conosco sempre!