quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)

APRENDER A REGISTRAR AS COISAS BOAS QUE REALIZA EM SALA E DIVULGAR SEMPRE!

Por Prof. Goretti Guerreiro (foto)

Com base nos dez mandamentos do professor, escrito por Leila Bambino, Educadora e Psicopedagoga Clínica, esse é o último: Aprender a registrar as coisas boas que realiza em sala e divulgar sempre!

Ministrando aulas e/ou cursos, para alunos professores, eu discuto sobre a questão do registro das atividades extras, eventos realizados em sala de aula, na escola, tais como: feiras, seminários, olimpíadas, teatros, construção de material pedagógico e outros. E nessa discussão, sempre me deparo com o silêncio, poucos professores registram e divulgam seus trabalhos edificados com pesquisas, estudos, experiências ricas em conhecimentos, motivadores para uma prática pedagógica real, construtiva, e facilitadora para uma compreensão lógica e prazerosa, por parte do aluno e do professor, que educa e aprende enquanto ensina.

Por que acontece? Acredita-se que falta o elogio por porte dos colegas, indicação de caminhos para a divulgação, estímulo e valorização pelo trabalho apresentado - muitas vezes o professor realiza para o momento, para atender a solicitação da Coordenação Pedagógica - e às vezes a sua humildade não deixa difundir a essência e o valor contido no material por ele construído. Mas, o professor é consciente do trabalho realizado, ele é conhecedor da preciosidade, e da utilidade em sala de aula.

Quero parabenizar, Francisca Célia da Silva, pela apresentação do Alfabeto em Brille, aluna do Curso de Especialização de Educação Especial (Inclusão), da FLATED, Pólo Quixadá, que durante a Disciplina Deficiência Visual - Braille, ministrada por Lara Andrade Lima, Educadora do Memorial da Cultura Cearense (MCC) do Centro Cultural Dragão do Mar,tradutora simultânea português/español, español /português.

A referida aluna com sua maneira simples, mas inquietante em descobrir métodos que facilitem o processo da inclusão, consegue colocar em prática suas ideias, as quais enriquecem e derivam outras criatividades. Nessa disciplina ministrada por Lara, portadora de deficiência visual, através da sua sensibilidade tátil, percebeu a beleza, a criatividade e a utilidade do material produzido pela aluna Célia, solicitando a confecção do alfabeto, para que ela possa divulgar em seu meio.

O estímulo, a valorização junto ao querer fazer, facilita os registros das atividades propícias à prática pedagógica, e alimenta o ego liberando mais ideias, e proporcionando um bem estar pelo que se faz. O segredo é registrar e divulgar. A sociedade precisa saber o que se processa na sala de aula, não é só conteúdo, é uma aprendizagem integral entre o aluno e o professor, ambos ensinam e aprendem.

# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. A professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.