segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"Tiradas do Baú"

Durante as três últimas administrações municipais de Icó (CE), sem dúvida nenhuma, uma das maiores e melhores ações foi ter sido implantado o Núcleo de Música Sobrado Canela Preta, localizado no Sobrado Canela Preta, um belo patrimônio histórico totalmente restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O prédio fica no entorno do Largo do Theberge, bem no sítio histórico de Icó e ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação, a nossa padroeira. A sua obra foi concluída na administração do médico e ex-prefeito Cardoso Mota (PSDB).

Lá, crianças e adolescentes se unem em busca do conhecimento musical. Aulas de teclado, coral, piano, flauta, percussão, sanfona e bateria são ministradas por professores que tem no currículo formações musicais. O órgão é coordenado pelo músico Daniel Bruno, mais conhecido pelo nome Bruno Kaos, em alusão a Banda Kaos, genuinamente icoense.

Vez por outra, os seus alunos se apresentam no Teatro da Ribeira dos Icós, o mais antigo do Ceará, construído por volta de 1860, pelo médico francês Pedro Theberge. Mas, em locais como a AABB - Associação Atlética Banco do Brasil - os músicos já fizeram brilhantes apresentações. E sempre que são chamados estão lá apostos para o trabalho. Afinal, representam um município que tem o privilégio de ter uma escola de música equipada e responsável. Poucas cidades do Estado possuem um equipamento público dessa magnitude.

Desde sempre, o órgão é vinculado a Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, que tem a frente a secretária Jequélia Alcântara, há quase oito anos na função. Sem dúvida nenhuma, hoje o Núcleo de Música Sobrado Canela Preta pode e deve ser considerado um patrimônio imaterial do povo de Icó.

Já falamos aqui e vamos repetir. É um dos melhores projetos já implantados em Icó nos últimos tempos. Tudo o que for direcionado para a educação, este Blog vai apoiar. E música é, acima de tudo, educação. Portanto, quem já fez e hoje faz parte deste magnífico programa merece todos os nossos parabéns e aplausos.

Logo no início, o Núcleo de Música Sobrado Canela Preta recebeu muito apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). A grande maioria dos professores eram oriundos dos quadros da pasta estadual. Com o passar do tempo, viu-se a necessidade de se investir em profissionais locais. Hoje, todos os educadores residem em Icó, facilidando, inclusive, o acesso entre eles e os alunos.

Muitos já se formaram. Outros estão buscando os seus espaços. E assim caminha a nossa escola de música, que muito ainda tem a contribuir em favor de nosso município. E de nossa juventude, especialmente.

Vale a pena visitar o Sobrado Canela Preta, sede do Núcleo de Música. Se for a Icó, não perca tempo e dê uma passadinha por lá. O turista vai gostar. É aberto pela manhã, tarde e noite. Além de conhecer o prédio histórico, ainda poderão apreciar uma boa música, regada a um toque especial que só conhecedores da música sabem passar para todos nós.

Parabéns à todos que fazem parte do Núcleo de Música Sobrado Canela Preta.

>>> Aguarde: Saiba na próxima segunda-feira (03), aqui no "Tiradas do Baú", qual foi o empresário icoense, já falecido, que teve a determinação e a coragem de construir um prédio comercial para sediar, à época, o Banco Econômico, uma das primeiras instituições bancárias já existentes na terra icoense e hoje desativado. Ninguém queria se arriscar e ele teve uma visão sensacional ao pensar no desenvolvimento de Icó naquele tempo. Não perca! É no dia 03 de outubro!