sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Notas Curtas!


# "Acontece na Moda"

Os modelos Tarcísio Cavalcante, Igor Cordeiro, Jannara e Rafaela Scienza são destaque do suplemento especial "Acontece na Moda", do jornal O Povo, que traz uma matéria especial da 3ª edição do Concurso de Novos Talentos do Sinditêxtil de Costura, Modelagem e Design, em parceria com o projeto "Brasil Fashion Design". Esta edição teve como tema o Rio São Francisco e contou com a participação de dez estilistas. O vencedor foi o jovem talento da moda, Cacau Júnior. O evento acontece em todas as regiões do Brasil. (Com informações do promoter e scouter Romualdo Cassiano).


# "Entre Aspas" explica...

O intuito do quadro "Entre Aspas" nesse Blog e publicado toda quinta-feira é dar vez e voz a todos àqueles que pretendem disputar algum cargo político em Icó (CE) nas eleições 2012. Além de ouvir protagonistas políticos (mesmo não sendo postulantes a nenhuma função eletiva), imprensa (jornalistas e radialistas) e Poder Judiciário. O formato é de entrevista "ping-pong" (perguntas e respostas), postada na íntegra e feita por email. Não estamos aqui querendo antecipar o debate sucessório na terra icoense. Mas apenas queremos debater o município com algumas personalidades icoenses. O "Entre Aspas" deverá seguir este caminho até meados do mês de junho do próximo ano, que é quando acontece as chamadas Convenções Municipais que homologarão os possíveis nomes para a Prefeitura e para a Câmara Municipal. Já entrevistamos quatro cidadãos (jornalista Yuri Guedes, vereador Ítalo da Paz, radialista Rubens Brasil e a presidente do Sindsepmi Diana Araújo). Na próxima semana será a vez do radialista Nacélio Cavalcante, da Rádio Papagaio FM. Contatos já estão sendo feitos com o gabinete do deputado Neto Nunes (PMDB) e com o gabinete do presidente da CMI, vereador Júnior Dantas (PRB). O nosso maior objetivo é que prevaleça a democracia aqui nesse espaço. Alguém pode perguntar: E quando sairá a entrevista do ex-prefeito Jaime Júnior (Sem Partido) e a do prefeito Marcos Nunes (PMDB)? O blogueiro responde agora. Por decisão nossa, só a partir do mês de janeiro, ano eleitoral. Dada esta explicação, esperamos está contribuindo para um bom debate acerca de nossa municipalidade.

# Professores tomarão decisão

Segundo a professora Nilza Braga, ex-articulista de Cultura desse Blog, nesta sexta-feira (02) acontece mais uma assembleia geral dos professores grevistas da rede estadual de ensino. Desta vez, é para decidir se a categoria volta às aulas na próxima segunda-feira (05). Na última quinta-feira (01), o chefe de gabinete do governador, deputado Ivo Gomes (PSB), recebeu o comando de greve a pedido do líder do governo, deputado Antônio Carlos (PT), na sede do Palácio da Abolição, para mais uma rodada de negociação. Todas as demandas anteriormente aceitas pela gestão estadual foram novamente reafirmadas e lavradas em ata. Agora, só depende dos docentes resolver se paralisa ou não a greve que já se arrasta há quase um mês. Eles reinvidicam, principalmente, a implantação imediata do Piso Salarial Nacional já aprovado e sancionado. Cid e mais quatro governandores entraram com uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no Supremo Tribunal Federal (STF) alegando que o Estado não tem condição de pagar o piso proposto. A reunião acontece no Ginásio Aécio de Borba nesta tarde, aqui em Fortaleza (CE). Vamos aguardar se haverá ou não um desfecho final para esta grande novela.

# Excelente artigo


Muito bom o artigo semanal escrito pelo jovem icoense Victor Luiz, leitor desse canto de página e acadêmico de Direito, no Site Icó é Notícia. Com o título "Decoro Parlamentar passa longe da Câmara Municipal de Icó", o texto está muito bem embasado e vale a pena ler. Nós mesmo, aqui nesse espaço, já falamos inúmeras vezes que esta é a pior legislatura que o Icó já teve. Mas chegar ao ponto de pronunciar em suas sessões (no púlpito sagrado de todo e qualquer poder legislativo, que é a tribuna) palavras "chulas" e de "baixo calão" é a gota d'água. São autoridades públicas e políticas dando mal exemplo para a população. Com raríssimas exceções, muitos dessa Casa deveriam ter a ombridade de não se candidatarem mais. Dar oportunidade para outros cidadãos trabalharem em prol do município e de sua gente. O Icó precisa e merece ter em seus quadros diretivos pessoas talentosas e comprometidas com a coletividade e não querendo somente trabalhar a favor de seus próprios interesses pessoais. Locupletar-se da coisa pública é abominável e igualmente inaceitável. O Icó tem jeito. Só depende do povo.

# Congresso Brasileiro discute aumento da incidência do Câncer no Intestino

Começa nesta sexta-feira, dia 2, às 8h30, o 60° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, no Marina Park Hotel, em Fortaleza (CE). Por ser referência nesta área da medicina, que vem contribuindo para o tratamento e cura de disfunções intestinais e doenças anorretais, o Ceará sedia o evento até a próxima terça-feira, dia 06 de setembro. Com uma rica programação, incluindo cursos internacionais, simpósios, conferências e palestras, o evento vai abordar uma série de temas relacionados às disfunções do intestino e doenças anorretais, entre elas, hemorróidas, constipação intestinal, e câncer do intestino, o terceiro mais frequente entre a população mundial. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), serão diagnosticados 56 mil novos casos de câncer do intestino até 2011, 28 mil por ano. No Ceará, o câncer de intestino grosso é o quinto como o de maior causa de morte. Informações e inscrições: (85) 3261-1111 (Com informações e imagem do jornalista Rodrigo Neto, da Inove Comunicação).