segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"Tiradas do Baú"

A beleza da cidade de Icó (CE) ninguém contesta. Com três séculos de história é, sem dúvidas, uma das mais belas riquezas arquitetônicas e culturais existentes no Ceará e no Brasil.

Além dos templos (Matriz de Nossa Senhora da Expectação, Igreja Senhor do Bonfim, Igreja do Rosário, Igreja do Monte e Igreja São José), o Icó possui vários sobrados históricos e a maior praça da América Latina, o conhecido Largo do Theberge, localizado bem no Centro Histórico.

E é sobre o Largo do Theberge que o "Tiradas do Baú" dessa segunda-feira (19) abordará aqui neste canto de página.

Pois bem! Ao redor do Largo do Theberge podemos avistar ainda a Casa de Câmara e Cadeia, hoje sede provisória da Secretaria de Cultura e Turismo; o Teatro da Ribeira dos Icós, o primeiro a ser construído no Ceará por volta de 1860; a Casa Paroquial, o Sobrado do Barão do Crato e o Sobrado Canela Preta, onde atualmente abriga o Núcleo de Música Sobrado Canela Preta. Além de um colóquio composto por casas antigas e três templos, a Matriz de Nossa Senhora da Expectação, a padroeira; a Igreja Senhor do Bonfim (considerada a terceira maior festa religiosa do Ceará) e a Igreja São José, a nossa catedral e construída mais recentemente no fim do século XX.

Vale frisar que esta beleza construída e deixada pelos nossos antepassados só é possível existir hoje graças a um trabalho conjunto realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC), e pela Secretaria de Cultura e Turismo de Icó, com apoio também da Secretaria de Cultura do Ceará e da população icoense.

Somente em 1997, durante o primeiro mandato do ex-prefeito Neto Nunes (PMDB), hoje deputado estadual, é que o processo de tombamento do município foi colocado em prática pelo Iphan. De lá para cá, podemos dizer que esta terra é uma das poucas municipalidades tombadas nacionalmente como patrimônio histórico do Brasil. Isso é muito gratificante.

Historicamente, a área de Cultura sempre foi subordinada a Secretaria de Educação. Foi assim até o segundo mandato do ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSDB), entre 1993 e 1996. A partir da gestão Neto Nunes (1997-2004) é que foi criada a hoje existente Secretaria de Cultura e Turismo de Icó, sendo o seu primeiro secretário, o radialista Waldir Batista, atualmente secretário-adjunto da mesma pasta.

Mas foi logo substituído pelo poeta Getúlio Oliveira, grande conhecedor da rica história icoense. E foi justamente através de suas mãos que o município de Icó começou a se tornar patrimônio histórico e cultural, sendo imediatamente tombado nacionalmente. Todas as obras em torno do Largo do Theberge teve o pulso firme do secretário Getúlio Oliveira, à época. Com recursos federais, a Prefeitura Municipal restaurou todo o espaço, o transformado novamente num lugar histórico. E até os dias atuais está assim. Vale a pena visitar!

Para tanto, há de se registrar, que além de recursos do governo federal, foi imprescindível o apoio dado pelo então deputado federal Eunício Oliveira (PMDB), hoje senador da República e desde sempre votado em Icó pelo grupo que atualmente detém o poder municipal.

Com Getúlio na Secretaria de Cultura e Turismo, os projetos andavam e os movimentos culturais da cidade tinham a valorização merecida. Hoje, ele está no comando da Secretaria de Educação do governo Marcos Nunes (PMDB). Após ele deixar a Secult/Icó, Jequélia Alcântara assumiu a titularidade da função, iniciando o seu mandato no início da desastrosa gestão Cardoso Mota (PSDB). Ausente por oito meses, o professor Genildo Angelim assume o seu posto no mandato-tampão do então vice-prefeito Jaime Júnior (Sem Partido). E, com o advento da atual administração, Jequélia continua no cargo até a presente data, mostrando cansaço e acomodação [na partilha de cargos, abocanhou um lugar na mesma pasta].

Pois é, queridos leitores! Diante de tudo isso exposto, o que mais importa é que "só no Icó nós temos" uma cidade tão bela assim. Vale a pena visitar toda a nossa história, não apenas o Largo do Theberge, mas em toda a sua extensão. Lá, procure os dois icoenses mais preparados para guiá-lo em um "tour" por todo o sítio histórico. O historiador Altino Afonso e o jovem Luan Sarmento sabem tudo sobre o nosso município, com riquezas de detalhes. Para entrar em contato, segue o email e o telefone: (88) 8803-1176 ou luansarmentoico@gmail.com / Twitter: @luansarmento

Fica a dica para um turismo valioso e cheio de informação.

>>> Aguarde: Na próxima segunda-feira (26), o "Tiradas do Baú" abordará como se deu todo o processo de implantação do Núcleo de Música Sobrado Canela Preta durante o mandato do ex-prefeito Cardoso Mota, tendo como sua secretária de Cultura e Turismo, a atual titular Jequélia Alcântara. É um projeto magnífico e que existe até hoje. Uma ação cultural digna de aplausos.