sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Música)

Sol de Primavera

Por Regiane Cruz (foto)

"Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez..."


Recheio esse artigo com a letra de Beto Guedes que tão maravilhosamente musicou um sentimento, na mais linda estação do ano. Embora não a tenhamos bem definida, a primavera inspira e encanta por nos lembrar flores, perfume e, consequentemente, romantismo. Ao entrarmos no mês de setembro começamos também a viver os últimos 4 meses do ano, e com eles, o desejo de terminar projetos e realizar sonhos. Creio que foi essa a motivação de Beto ao escrever sua poesia, senão vejamos:

"Já sonhamos juntos semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar;
Já choramos muito, muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer
Sol de primavera abre as janelas do meu peito..."


A arte de musicar sentimentos é favorável apenas para poucos, e esses poucos a dominam de uma forma tão bela que parece simples quando vemos e ouvimos. Porque um mês no nosso calendário tornou-se assunto para o poeta? Se bem que para os artistas não é preciso um tema tão elaborado e culto para o desenvolvimento de sua arte. Qualquer coisa (qualquer mesmo) pode se transformar em objeto de inspiração.

As estações do ano já foram traduzidas em poemas escritos, cantados, pintados... Vivaldi, Giuseppe Arcimboldo e alguns outros já retrataram o verão, o outono, a primavera e o inverno.

Ah! O inverno! Com nuvens cinzas e carregadas nos envolve em seu mistério e frieza fazendo-nos viver o descrédito. O tempo fechado nos lembra dor e nos faz pensar que todo esforço do ano em semear, apostar, construir, foi em vão. As águas parecem levar embora os sonhos.

Mas eis que surge a primavera e com ela o sol que volta a brilhar! O sol da primavera é um convite a continuar, perseverar, acreditar, sonhar. É a força renovada no trecho final da jornada. É o calor que reanima o corpo cansado e resfriado pelas chuvas do inverno. É o suspiro de quem já se afogava nas águas turbulentas da vida! É esperança.

"...a lição sabemos de cor, só nos resta aprender".

Acesse e sinta o Sol de Primavera.


# Currículo: Regiane S. Cruz, tem 36 anos, esposa do Nilson Santos e mãe do Elias e do Silas. Musicista (toca violão e teclado), estudante do 6º semestre de Jornalismo na FIC (Faculdade Integrada do Ceará) e possível concludente do curso de Música na UECE (Universidade Estadual do Ceará) em 2013. O seu artigo é publicado sempre nas sextas-feiras.