sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Música)

MÚSICA ACIMA DE TUDO

Por Regiane Cruz (foto)

Amanhã haverá um show, aqui em Fortaleza, de um grande compositor e intérprete: Nando Reis, e sobre o mesmo, teço o meu artigo.

Há poucos dias, uma declaração feita pelo artista, sacudiu o Brasil e levou várias pessoas a comentar suas palavras. Nando afirmou ser ateu e brevemente explicou o porquê.

Independente de suas convicções e crenças algo se sobressai na obra e na vida de Nando: a música. Essa arte que fala a mesma língua no mundo inteiro entrelaça pessoas de diferentes pensamentos e ideologias e faz com que as mesmas se juntem num só elo harmonioso.

Ter ou não ter religião, crer ou não em Deus, não inferioriza quem faz tão bem o que faz. Todos somos diferentes, divergentes, inteligentes, aparentes, atraentes, e porque não dizer pertinentes naquilo que escolhemos. Nando escolheu a poesia, a música, a arte, e esse mundo, tão cheio de subjetividade e personalidade, lhe dá sempre a liberdade de ser o que você quiser. Vários artistas escolheram ser boêmios, "irresponsáveis", largados, sozinhos... outros, por sua vez, escolheram ter uma família e viver "certinhos" dentro de todas as regras impostas, e assim, cada um (artista) vive como bem lhe é conveniente. Essa é a liberdade que a arte oferece aos seus "seguidores".

Dentro desse pensamento, não acredito que Nando Reis seja inferior aos outros artistas por se dizer ateu, numa sociedade tão religiosa quanto a nossa. Acredito sim, que sua coragem de externar sua crença (ou não crença), seja mais uma qualidade de tantas que lhe cabem. Mostrar o que pensa é uma característica do artista em sua obra. Não vemos muito em suas canções o seu lado cético, o que lhe torna carismático, mas por outro lado, em entrevistas, Nando se mostra transparente.

A música de Nando encanta e agrada a muitos e nela devemos acreditar. Nando acredita na música que faz e interpreta. Isso basta. Ele crê em sua arte por ser bela, coerente, perfeita, agradável e rica; e essas, são características também de um Ser Supremo.

# Currículo: Regiane S. Cruz, tem 36 anos, esposa do Nilson Santos e mãe do Elias e do Silas. Musicista (toca violão e teclado), estudante do 6º semestre de Jornalismo na FIC (Faculdade Integrada do Ceará) e possível concludente do curso de Música na UECE (Universidade Estadual do Ceará) em 2013. O seu artigo é publicado sempre nas sextas-feiras.