quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)

REFLEXÃO: Não é fácil ser professor!

Por Prof. Goretti Guerreiro (foto)

Na escola de hoje, os alunos, os professores, os executivos escolares, e todos os segmentos que constituem o estabelecimento de ensino se prevalecem de uma estrutura que se diz ser moderna, com tecnologia em sala de aula, livro didático, biblioteca virtual, laboratório de informática e de pesquisa, ou seja, as ferramentas e os procedimentos pedagógicos se apresentam com inovações favorecendo o ensino e a aprendizagem.

Quando se fala em mudança espera-se um novo para ampliar o que existe, mas, às vezes esse novo causa medo, para os que não gostam dos desafios, de buscar e inovar conhecimentos, de alterar as estratégias didáticas, e assim consideram o momento inquietante e de insatisfação.

Mas, o que nos assusta é o outro lado da moeda, que nos chama para uma reflexão sobre a violência na escola. O que acontece? Mudaram os métodos, os comportamentos, as atitudes, ou as formas de proceder a Educação? Nos dias atuais, o medo, a insegurança aterroriza a todos que estão na escola, antes espaço de trabalho considerado tranqüilo, e seguro para deixar o filho/aluno.

Os fatos estão acontecendo no país sem escolha de rede ou nível de ensino.

O cuidado é a expressão e o instrumento de defesa do professor.

Primeiro: Precisa-se conhecer o aluno.

Segundo: Escutá-lo! Diferente de ouvi-lo.

Terceiro: Conquistá-lo!

Dessa maneira Exupéry dizia: "Cativar significa criar laços de amizade".

# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. A professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.