quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)

EDUCAR PARA QUÊ?

Por Prof. Goretti Guerreiro (foto)

Boa pergunta! Porém, antes convido a uma reflexão: O QUE É EDUCAÇÃO? Se realizarmos uma pesquisa encontraremos com facilidade inúmeros conceitos, de acordo com a visão de cada autor.

Mas, o que se busca é uma resposta que tenha fundamentação com a realidade de vida, e o que se pretende em educar.

Alguns acreditam ser a escola, o único espaço e o responsável por essa tarefa, porque para eles a educação é só aprender a ler e escrever; enquanto outros apelam para o destino da sorte, dificultando assim, a compreensão desse processo.

O indivíduo necessita ser educado, para saber interagir com seu próprio grupo, encontrando soluções facilitadoras para conviver na coletividade.

A educação não é restrita, a ela se une a família, os grupos sociais, e outras instituições, ou seja, tudo que se encontra em nosso meio se incorpora no processo de educar, porque cada um de nós somos construtores de conhecimentos, e esses constituem a nossa maneira de educar e ser educado.

Com base nos Pilares da Educação, o educar é fundamental para:

Aprender!

Conhecer!

Informar!

Fazer!

E ser!


#
CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. A professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.