terça-feira, 27 de setembro de 2011

Artigo de Despedida - Tema de Hoje (Cultura)

Grandes Histórias X Imaginação

Por Thaffarell Silva (foto)

Você gosta de assistir novelas? É noveleiro e completamente apaixonado pelas histórias das telenovelas brasileiras? Acredito que, mesmo não curtindo novela, aqui e acolá, dar uma breve olhadinha. Quem é que não gosta de ri e se emocionar e ficar furioso(a) com os vilões? É chato passar quase dez meses vendo as armações dos vilões contra os mocinhos das novelas.

As novelas da TV Globo representam um marco na cultura brasileira e são reconhecidas por seu alto padrão de criatividade e realização técnica. Mais que isso, a Rede Globo inventou um jeito próprio e inconfundível de fazer novelas, reunindo reconhecidos autores, cuidados diretores e excelentes atores para construir esse mundo mágico e fascinante que povoa as telas da televisão e a memória de milhares de pessoas no Brasil e no exterior.

Uma das maiores mestras das novelas foi à novelista Janete Clair, que parou o mundo com suas histórias e, depois de anos, suas histórias ainda repercutem na mente de muitas pessoas. Glória Perez, que, com sua mente centralizada, escreve sobre temas polêmicos e retrata a vida de outros continentes. Manoel Carlos, inspirado pela linda paisagem localizada no Leblon, no Rio de Janeiro, cria suas determinadas Helenas, em discussão familiar do cotidiano. Gilberto Braga, no quem matou quem? E Walcyr Carrasco, com o seu humor. E, por último, Benedito Ruy Barbosa, com suas histórias rurais.

Thaffarell Silva, o futuro novelista da TV Brasileira!

Desde criança que eu venho me conectando com o papel. No entanto, não sabia o porquê de eu gostar deles. Depois de anos, já crescido, fui tomando conhecimento sobre a vida dos autores, suas rotinas em escrever novelas. Claro, é um trabalho puxado, mas é bem divertido escrever e decidir os destinos de cada personagem. Levar uma frente longa de capítulos, pra mim, é e sempre será um grande desafio. Mas, sempre consigo chegar ao final, me emocionando, e rindo muito. Ainda hoje estou escrevendo meus poemas, minhas novelas, séries e não vou parar, nem quando eu morrer. Sempre digo que o mar é minha única fonte de inspiração. Posso morrer no mar, mas vivo na mente das pessoas.

# Currículo: Thaffarell Silva, novelista. Escreve novelas há 8 anos e, muito recentemente, teve sua novela "Páginas Criminosas", encaminhada para o SBT pela jornalista Ian Gomes, repórter da TV Jangadeiro. Já atuou como monitor de teatro numa escola do município de Caucaia e está trabalhando numa escola de Fortaleza. É autor da peça teatral "Dois Disfarces em uma Armadilha", apresentou na Escola Eliézer de Freitas Guimarães, onde estudou. Completamente apaixonado por telenovelas brasileiras, tenta retratar em suas histórias a realidade nua e crua, em forma de fantasia. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do novelista Thaffarell Silva, veja o blog dele: http://chancesdapaixao.blogspot.com/

NOTA DO BLOG: Agradecemos, de coração, ao novelista e amigo Thaffarell Silva, por ter contribuído com o nosso Blog durante quatro meses. Quando o convidamos para ser o nosso articulista do tema "Cultura", em substituição a professora Nilza Braga, sabíamos exatamente o que estávamos fazendo. És competente, responsável e um ótimo escritor. Temos certeza de que farás sucesso com suas magníficas histórias. Um dia, que está bem próximo, ainda vamos ter o privilégio de vê-lo brilhando na teledramaturgia brasileira. Pode crer! Ficamos tristes com sua decisão de nos deixar na data de hoje (27 de setembro), por motivos pessoais e familiares, mas estamos convictos de que se é o melhor para você, o apoiamos integralmente, ao mesmo tempo, desejamos tudo de bom na vida e profissionalmente. Na próxima terça-feira (04) estreia, neste espaço, como articulista do tema "Cultura", a jovem e querida amiga Rayane Moreira, natural do município de Paraipaba (CE) e hoje residindo em Fortaleza (CE), onde cursa faculdade. Aguarde!