quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Notas Curtas!


# "Entre Aspas" somente na próxima quinta-feira (22)

Comunicamos que o quadro "Entre Aspas", publicado toda quinta-feira neste Blog, não será possível ser postado hoje (15), conforme anunciado e divulgado na semana passada. O deputado estadual Neto Nunes (PMDB), ex-prefeito de Icó (CE), seria o entrevistado. Mas, segundo a sua assessoria, o parlamentar cearense teve uma agenda cheia nestes últimos dias, inclusive, indo a Brasília (DF) para participar de uma festa direcionada aos icoenses que moram e trabalham na capital federal [desmarcou muitos de seus compromissos e outras entrevistas para jornais da capital]. Uma nova data já está sendo marcada e, posteriormente, traremos aqui a sua entrevista, na íntegra, para a apreciação de nossos leitores. Sabemos que esta entrevista está sendo muito aguardada por nossos conterrâneos icoenses. E em breve estará aqui nesse espaço. Pode crer! Aceitamos a justificativa, certos de que nós vivemos, todos nós, a mercê de imprevistos profissionais. Mas, para que não aconteça este tipo de imprevisto, já agendamos mais duas entrevistas. Trata-se do presidente da Câmara Municipal de Icó, vereador Júnior Dantas (PRB), e do advogado Kerginaldo Cândido (PT). O blogueiro agendou com os próprios, sem interferência de ninguém. Aguarde!

# Mais um ministro cai

Já são quatro ministros exonerados em pouco menos de dez meses de governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Antônio Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes), Wagner Rossi (Agricultura) e, por último, Pedro Novais (Turismo), foram afastados de suas funções por se beneficiarem de dinheiro público. Sem contar que Nelson Jobim saiu do Ministério da Defesa por criticar colegas ministras, chamando-as de "fraquinhas". A tudo isso deve-se ao trabalho fiscalizador, principalmente, por parte da imprensa e, especialmente, graças aos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Louvamos aqui também o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público. A praga da corrupção tem que ser abolida. Ela não vem de hoje, já é tradicional. A presidente Dilma está no caminho certo. Qual outro governo que em menos de dez meses já varreu quatro ministros de sua estrutura acusados de corrupção? Nenhum. E Dilma conseguiu fazer isso. Esta sistemática deve continuar, faz parte da vida de qualquer governante. Por sua vez, assume o Ministério do Turismo, o deputado federal Gastão Vieira (PMDB), ligado ao presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB). Só esperamos que ele não faça jus a seu nome e evite fazer do Ministério do Turismo uma "gastança" geral.

# Por que não seguir o exemplo?

Este exemplo de zelo com a coisa pública como faz a presidente Dilma Rousseff (PT) deveria ser seguido por vários prefeitos aqui no Ceará. O que vemos são prefeitos sendo afastados e cassados por improbidade administrativa, assim como ocorreu com os prefeitos de Senador Pompeu e Nova Russas. No governo passado, em Icó (CE), tivemos o ex-prefeito Cardoso Mota (PSDB) oito meses afastado de suas funções. Por conta da omissão de alguns vereadores icoenses, o ex-gestor conseguiu se safar e voltar ao cargo. Pelo processo, é hilário ver o quanto os seus "amigos" e familiares foram beneficiados com o seu governo. Sabe onde existe um ralo que escorre corrupção em Prefeituras cearenses e no Icó não é diferente? Pois dizemos agora. É nas chamadas "diárias" fornecidas pelas Secretarias Municipais de Finanças aos membros de toda e qualquer administração municipal. As vezes são "diárias" pagas para outros objetivos. O "jeitinho" brasileiro sempre se dando bem. E nada de fiscalização a acontecer...

# Combate a extrema pobreza no Ceará

A deputada Mirian Sobreira (PSB) ressaltou, nesta quinta-feira (15), no Plenário da Assembleia Legislativa, a importância de combater a extrema pobreza no Ceará. Na última terça-feira, dia 13 de setembro, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, presidida pela parlamentar, promoveu uma audiência pública para apresentar o relatório do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP) da UFC e discutir o Programa de Erradicação da Pobreza, do Governo Federal. O estudo mostra que o Ceará ainda enfrenta sérios problemas de renda e desigualdade social. Os números não são nada animadores. De acordo com o relatório do LEP, o Estado tem 362 mil casas sem banheiros, entre a população que ganha até R$ 70. Além disso, o Ceará ainda possui mais de 200 mil casas sem abastecimento de água. Ainda tem o problema da inclusão produtiva. A grande maioria dos moradores da zona rural é analfabeta. E o "escândalo dos banheiros", ao que tudo indica, vai virar "pizza" como tantas outras CPI's instaladas por este Brasil afora.

# Política Icoense

Além dos vereadores icoenses Edjalma Moreira (PP) e Flamarion Pereira (PR), eleitos em 2008 na chapa adversária ao prefeito Marcos Nunes (PMDB), muitos são outros aliados que participaram da chapa derrotada comandada pelo ex-prefeito Jaime Júnior (Sem Partido), indo ao chamamento do atual mandatário do Palácio da Alforria. Uns porque sempre gostaram de ser "governo", outros porque são extremamente competentes em suas funções profissionais. A lista é enorme! Vai desde o atual secretário de Educação, Getúlio Oliveira, que foi coordenador de campanha da candidatura JJ, até personalidades do nível do médico e boa praça, Gildivan Oliveira, hoje diretor do Hospital Regional de Icó. E esta tendência até 2012 vai continuar. O que falta na oposição é organização, compactuação e diálogo com os seus aliados. Falta pouco tempo para as Convenções Municipais e pouco se sabe sobre o rumo que irão tomar visando conquistar o poder. Próximo ano teremos uma nova eleição. É tudo novo! E nem sequer temos plano de governo por parte de nossos possíveis postulantes. Deixar tudo para cima da hora, pode ter certeza, é mergulhar novamente em uma nova derrota.