quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Artigo do Editor!

Em Icó (CE), muito se tem falado em nomes para disputar a Prefeitura Municipal. Mas pouco se tem falado em plano de governo dos pretensos candidatos ao Palácio da Alforria, o que é uma verdadeira lástima.

Nomes para a sucessão do prefeito Marcos Nunes (PMDB), os partidos políticos locais já comprovaram que tem de sobra. O que falta é apresentar planos de governo que realmente contemplem a população de Icó.

No andar da carruagem, com quase três anos de governo, a atual gestão ainda não conseguiu atender demandas básicas. Poucas obras foram entregues. Por sua vez, o gestor municipal promete encerrar este mandato com grandes realizações concluídas, o que esperamos que se concretizem para o bem de nosso município e de sua gente.

Já a oposição parece que marchará, mais uma vez, junto do ex-prefeito Jaime Júnior, que governou o município durante oito meses, por força de decisão judicial. Fez muito em tão pouco tempo. Mas, até o momento, não conseguiu mostrar ao povo icoense porque é o melhor nome para governar esta municipalidade. Sequer ainda tem um projeto de governo e um planejamento mudancista, o que é uma pena.

Ações em áreas como sáude, educação, cultura e esporte [pastas críticas da atual administração] devem ser colocadas em debate, sim! A infraestrutura do município precisa de um técnico capaz de realizar grandes obras e que fiquem marcadas para a posteridade. A ação social necessita urgente passar por uma verdadeira reformulação, ver os projetos, engrandecendo, especialmente, a classe carente de nossa terra. Até hoje não entendemos por que o "Bolsa Família Municipal", instituído entre 2007 e 2008, não saiu do papel, apenas foi discutido pela Câmara Municipal e depois esquecido. Metas como esta deve por obrigação ser continuada por qualquer gestor que vier depois, mesmo sendo adversário.

Coloquem no papel seus planos de governo e vamos debater com a sociedade civil organizada. É esta a atitude de todo e qualquer governante que se preze e que caminha, lado a lado, com a evolução política do século XXI. Não estamos mais na Idade da Pedra e, muito menos, nos tempos em que Patácio Peixoto, prefeito de Brogodó [personagem do ator Marcos Caruso, na novela "Cordel Encantado", da Rede Globo]. Coincidência ou não, o sobrenome é o mesmo de um ex-prefeito de Icó por duas vezes. Épocas assim ficaram para trás e não se faz mais necessário neste mundo de hoje, que se transforma a cada instante, com novas tecnologias, com modenidade e organização.

Outro fator que deve ser levado em conta pelo próximo prefeito ou prefeita de Icó, mesmo se este for novamente o atual gestor municipal, já que tem o direito constitucional de disputar o seu segundo mandato, tem que ser a formação do novo secretariado do município. Colocar pessoas certas nos lugares certos. Ou seja, pessoas comprometidas com os verdadeiros anseios da população. E não formar uma equipe somente para lotear cargos no governo porque tem compromisso com A ou B. Para isso, estaremos, em breve, publicando aqui uma "simulação" de nomes de secretários na opinião desse blogueiro, onde o principal objetivo será mostrar que não é difícil compôr um grupo de auxiliares de primeiro escalão. Basta ter senso de responsabilidade e amor pela causa de administrar uma terra tão complexa como a nossa. Aguarde! Garantimos que são pessoas do mais alto quilate e idoneidade administrativa. E olhe! Não levaremos em conta "picuinhas partidárias e eleitoreiras", o que achamos mais do que compreensível, tendo em vista que se trata de icoenses de confiança de quem quer que seja o mandatário nº 1 da PMI.

Assim, seremos o prefeito eleito nesta "simulação" para contribuir com este debate. Vamos mostrar como se faz um secretariado competente. A sugestão vai ficar aqui arquivada. Acata se quiser!

Até o próximo artigo!

# Na foto, este blogueiro durante palestra ministrada por nós na Escola de Ensino Médio Aldaci Fernandes, localizada na periferia de Fortaleza (CE), mais precisamente no bairro Conjunto São Cristóvão, sobre o tema "profissão jornalista", para alunos do 3º ano. A convite da professora Nilza Braga, ex-articulista do tema "Cultura" desse Blog.