sábado, 3 de setembro de 2011

Notas Curtas!

# Sem Liberdade de Imprensa não dar!

Como de costume, toda sexta-feira este blogueiro se encontra com alguns amigos no Bar Cantinho Acadêmico, localizado no Benfica, um dos bairros mais boêmios de Fortaleza (CE) e onde possui a efervescência dos estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao som de música ao vivo e regado a uma boa cervejinha gelada, aproveitamos para colocar o papo semanal em dia, além de contar os causos sobre as nossas vidas. Chegando cedo, na última sexta-feira (02), aproveitamos o momento e fomos conferir um pouco sobre o que rolava e acontecia no Ginásio Aécio de Borba, vizinho ao Estádio Presidente Vargas (também no Benfica), e onde se realizava a assembleia geral dos professores da rede estadual de ensino, comandada pelo Sindicato Apeoc e que, por sua vez, horas depois, decidiram manter a greve nos moldes em que ela está hoje, já se arrastando há quase um mês de paralisação. Mas um fato nos deixou indignado. Foi ver alguns educadores, usando de autoritarismo e prepotência, atrapalhar o trabalho da imprensa. Simplesmente, a jornalista Sabrina Aguiar (TV Verdes Mares) quase era agredida na hora da gravação de sua "passagem" (hora do repórter aparecer no vídeo). Gritando palavras de ordem que continha frases que a Globo não era bem-vinda naquele recinto (leia-se, TV VM, afiliada dessa emissora no Ceará). Ora, a imprensa estava ali para fazer o seu papel e para registrar os fatos. A repórter sai da redação com uma pauta escrita e assim tem que realizar, tal qual seus superiores desejavam. Ela não tinha culpa de nada, é uma profissional de mão cheia e uma das melhores do Estado. Repudiamos esta atitude! Tirando este detalhe, chegou a turma do "deixa pra lá", incluindo o vereador João Alfredo (PSOL), até que a repórter conseguiu realizar sua tarefa para ser exibida no CETV 2ª Edição. Como querem ter o apoio da imprensa numa manifestação dessas de grande porte se os profissionais são impedidos de trabalharem? Isso, para nós, tem outro nome. Liberdade de imprensa e de expressão se faz necessário em toda e qualquer ocasião. Afinal, vivemos sob uma democracia. À colega Sabrina, "bola pra frente"! Receba nossas solidariedades e carinho.

# Lula critica a imprensa

Na rápida passagem pelo IV Congresso Nacional do PT, que teve início na noite da última sexta-feira (02), em Porto Alegre (RS), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que, pela primeira vez, ao iniciar um pronunciamento, não sabia o que dizer, temendo se meter nas questões internas do partido ou do governo. Mas rapidamente recobrou a verve usada nos oito anos que governou o país, primeiro criticando a imprensa e depois manifestando solidariedade à sua sucessora Dilma Rousseff, defendendo a sua reeleição daqui a quatro anos. E sob os aplausos da plateia, Lula criticou duramente a imprensa, reclamando que esta gosta de colocar na sua boca muita coisa que nunca disse. "Muitos que falam em democracia, não exercitam essa democracia. Eu li num jornal que ia ter uma nota de apoio ao José Dirceu com o meu aval. É mentira, porque não disse isso. Mas já que estou aqui, vou dar o meu aval. Não é possível que essas pessoas escrevam tanta mentira", reclamou.

# Marco Regulatório da Mídia

Após reunião da Executiva Nacional, o secretário nacional de Comunicação do PT, deputado André Vargas (PR), confirmou que a resolução política que foi submetida na última sexta-feira (02) ao IV Congresso Nacional do partido deverá propor o debate nacional sobre o marco regulatório da mídia, nos mesmos moldes do projeto elaborado pelo ex-ministro Franklin Martins. Ele negou, contudo, que a iniciativa esteja diretamente relacionada à reportagem da revista "Veja", que acusa o ex-deputado ex-ministro José Dirceu de estar tentando desestabilizar o governo da presidente Dilma Rousseff. O deputado federal José Guimarães, do PT do Ceará, é a favor do projeto que regula a mídia e que está sendo apreciado no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto. Ele é aquele mesmo do polêmico episódio em que ficou conhecido como "Dólares na Cueca" durante o mensalão do governo Lula. Irmão de um "réu" do mensalão (José Genoíno), agora vem ele querer e propor regular a mídia. Tenha santa paciência. É não ter o mínimo de bom senso.

# Por que não realizar o I Encontro de Blogueiros Icoenses?

Seria de bom agrado se todos os blogueiros da cidade de Icó (CE) realizasse o "I Encontro de Blogueiros Icoenses". Assim sendo, é uma boa ocasião para trocarmos experiências e ideias em busca de novos objetivos para nossos veículos. Para atrair o maior número de blogs e sites sugerimos o mês de dezembro ou janeiro (férias escolares) para a realização desse evento, de preferência num fim de semana, durante todo o dia, com palestrantes renomados, programação, material e tudo mais. Na terra icoense, a cada dia que passa, surgem mais blogueiros, sob os mais variados temas. Fica aqui a proposta e vamos amadurecer a ideia. Conte conosco para trabalhar em cima dessa sugestão. Como entidade promocional sugerimos a Associação Filhos e Amigos de Icó (Amicó). Que tal? Com a palavra, a Amicó.

# Desenvolvimento X Gestão Ineficaz

Enquanto temos prefeitos, como o de Sobral (CE), Clodoveu Arruda (PT), lançando projetos ligados à educação, temos igualmente prefeitos que não cobra ações concretas a seus secretários municipais, como o de Icó (CE). Veveu, como é conhecido, lançará na próxima segunda-feira (05), às 9 horas, no pátio da Prefeitura, o projeto "Escola Aprender Melhor". O projeto é composto por uma série de ações importantes que visam fortalecer a política educacional do município sobralense. Com o projeto "Escola Aprender Melhor", a cidade está recebendo diversas melhorias no seu ensino. São mais de vinte ações distribuídas em três eixos que visam melhorar a vida de alunos e professores da rede municipal de ensino de Sobral: infraestrutura, valorização do magistério e fortalecimento da gestão com foco na aprendizagem escolar. Com uma boa Coordenadoria de Projetos Especiais (já falado aqui por várias vezes), toda e qualquer Prefeitura consegue desenvolver um excelente trabalho. É o que falta na administração pública icoense, especialmente, em pastas como Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico; Saúde; Esporte e Juventude, e Ação Social.