sábado, 24 de setembro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Moda)

Vaticano, Moda, Luxo e... Religião!

Por Ian Albuquerque (foto)

Ao surgir os primeiros seres humanos, ao invés de viverem na pureza, cometeram o pecado e toda nudez será castigada!

Desde então percebeu-se a necessidade de cobrir o corpo (partes íntimas, no caso) assim, nascendo a Moda. E não mais que diferente. Vejamos um resumo da história dos papas com seus paramentos exuberantes, acessórios luxuosos como ouro e pedras preciosas orna todo o Vaticano que em comparações com os tempos mais contemporâneos, optaram por mais discrição, afinal o objetivo é rezar e captar fiéis e não uma exibição de estolas, mantas, capas, hábitos , tiaras, etc.

Mas, pensando bem... porque não, pois, tudo tem o seu meio-termo e na religião não é diferente, um pouco de fashion´s religion faz parte! E a influência renascentista está em pequenos detalhes até hoje, prevalecendo nas peças papais, construindo um look moderno em uma modelagem mais tradicional nos atuais sumo-pontífices. Não estou aqui para julgar, mas, para falar da moda na religião, no caso aqui, o Cristianismo. Agora, a casula (com 15km de fios de ouro e prata) que Bento XVI usou em sua primeira cerimônia no Brasil, arrazouuu! Luxo, requinte, elegância e poder, substituirá a simplicidade, pureza, delicadeza e humildade... mas, o que dizer, pois, luxo sempre foi marca registrada das Santidades e o povo, diga-se de passagem, nunca reclamou.

O que diria João Batista em suas vestes simples, suadas e rasgadas pregando a palavra de Deus... e São Francisco de Assis então... optou pela pobreza em prol dos pobres e usou um modelito padrão na cor marrom com um exótico cinto de corda.... ou seja, a moda estar em todo lugar... da igreja as passarelas. Perdão Senhor, pois, sou pecador, mas, a moda também faz parte de mim!

Amém.

# Currículo: Formado em Turismo e Hotelaria, começou a estudar para Designer de Moda este ano. Cursa inglês e francês. Adora customizar suas roupas. Coleciona perfumes. Adora animais. Pretende ter sua própria griffe com seu nome BY Ian Albuquerque. Tem um Blog de Moda na web e adora falar, estar, manter, permanecer na moda e ligado nas tendências. Gosta, de coração, de ajudar as pessoas, poder servir de alguma forma, pois, amizade é essencial para o ser humano. Ian escreve nesse espaço todos os sábados.

* Blog do Ian Albuquerque - www.ianalbuquerque.blogspot.com