sábado, 17 de setembro de 2011

Notas Curtas!

# TV O Povo

"A Força dos Blogs". Este foi o tema do programa "Stúdio Viva", apresentado pela jornalista Grazy Costa, na TV O Povo, na última quarta-feira (14). Como entrevistados, dois jornalistas que também atuam como blogueiros. São eles: Aline Rodrigues, do caderno "Vida & Arte", do jornal O Povo e do O Povo online, e Marcellus Rocha, que alimenta o blog "Ceará é Notícia". Com isso, mostra o poder e a valorização que alguns blogs mantém na rede mundial de computadores. Hoje em dia muitos blogueiros fazem sucesso com os seus veículos, cada um mantendo uma linha e sob variados temas. O bom de ser blogueiro é que qualquer pessoa pode se tornar um, sem precisar ter sentado em uma cadeira de qualquer escola de Jornalismo. A isso chamamos de democratização da comunicação, tão discutida nos dias atuais, principalmente, quando o assunto "marco regulatório da mídia" está sendo objeto de discussão em nível federal. Parabéns pela iniciativa da TV O Povo e a apresentadora Grazy Costa. Aliás, a Grazy foi colega de faculdade desse blogueiro, onde fizemos várias disciplinas juntos, além de nós dois terem trabalhado juntos na TV União. É uma profissional de mão cheia e uma das mais competentes jornalistas do Ceará.

# PR - Icó (CE)

Na última sexta-feira (16), o Casa Grande Buffet, em Icó (CE), recebeu várias lideranças políticas estaduais do Partido da República (PR). O objetivo principal do encontro foi filiar novos simpatizantes na sigla, bem como traçar metas visando a eleição municipal de 2012 na "Terra dos Icós". Na ocasião, o radialista Rubens Brasil, âncora do Programa Rubens Brasil, da Rádio Brasil FM, assumiu o comando da legenda local. Muitos icoenses compareceram. O ato contou com a presença do ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara; do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa; da deputada federal Gorete Pereira, e da deputada estadual Fernanda Pessoa, além do ex-prefeito Jaime Júnior (Sem Partido) e da vereadora Maria do Cal (PSL). Sentiu-se a falta dos vereadores Ítalo da Paz (DEM), Gilberto Barboza (PSDB) e Flamarion Pereira (PR), anunciados e divulgados como presenças confirmadas. O PR em nível federal é o mesmo partido do ex-ministro dos Transportes, senador Alfredo Nascimento, que deixou o Ministério acusado de cometido várias irregularidades na pasta, principalmente, por superfaturar licitações em obras do DNIT.

# Blog estende convite!

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), presidente nacional da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, o secretário de Cultura do Estado do Ceará, Francisco Pinheiro (PT), e o senador Inácio Arruda (PCdoB), coordenador da Frente no Estado, convidam para o lançamento da Frente Parlamentar. A solenidade acontece no dia 22 de setembro de 2011, às 19 horas, no Theatro José de Alencar. A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura conta com a adesão de 280 parlamentares. O objetivo é priorizar políticas estruturantes baseadas no tripé cultura, educação e comunicação democrática. A ideia é privilegiar a diversidade cultural e importar para o Congresso Nacional a variedade e a riqueza da arte e da cultura brasileiras. Entre os temas priorizados estão a cultura popular, o Sistema Nacional de Cultura, o Vale Cultura e as leis de Direitos Autorais e de Fomento à Cultura. Participe!

# Níkolas e Natacha Xavier

Na próxima segunda-feira (19), Níkolas e Natacha Xavier (irmãos gêmeos desse blogueiro) completam 24 anos de idade. Para tanto, Níkolas já se encontra em Fortaleza (CE) para comemorar o seu aniversário neste sábado (17) na companhia de amigos e primos, além de seus irmãos Voltaire e Natacha, que residem na capital cearense. A festa promete iniciar por volta das 16 horas, indo até altas horas da noite. O "bafulê", como bem diz o nosso amigo João Inácio Júnior, da TV Diário, será na residência de sua amiga Isadora, aqui mesmo no bairro Montese. Muita bebida e bastante comida farão a tônica do acontecimento. Aos dois desejamos um feliz aniversário recheado de muito sucesso, saúde e perseverança. Níkolas é estudante do último semestre do curso de Administração, da Faculdade Vale do Salgado (FVS), em Icó (CE). Já Natacha é estudante do 4º semestre do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor). Registramos também, com muito prazer, a data natalícia da querida Gabriela Vilarouca, enfermeira por formação, que muda de idade neste sábado. Ela é filha do casal Miguel e Lourdinha Vilarouca, além de ser amiga de infância de nossos irmãos gêmeos. Parabéns aos três!

# Vem por aí!

O Curta o Gênero - Festival, Mostras Itinerantes e Seminários nasce com o objetivo de contribuir para a mudança de mentalidade através da disseminação de uma arte comprometida com a denúncia das desigualdades de gênero e com a construção ou invenção de outras representações e interpretações simbólicas baseadas na equidade e no respeito às diversidades. O projeto levará para cada cidade que visitar uma mostra de vídeos nacionais desenvolvidos com foco na temática de gênero, um seminário sobre "Gênero, Cultura e Mudança", além de mostras escolares e oficinas para educadores, pontos de cultura e organizações afins governamentais ou não governamentais. O Curta o Gênero conta com o apoio do Governo do Ceará e da Coelce. Atualmente, o projeto está em fase de pré-produção e a previsão é que a Mostra principal, sediada em Fortaleza (CE), ocorra em março de 2012 e componha o calendário de atividades relativas ao Dia Internacional da Mulher. O site do festival já está sendo construído e será lançado em breve, disponibilizando informações relativas ao período de inscrição e critérios de seleção dos vídeos. (Com informações do Informativo Fábrica de Imagens).

# "Manhã com a Tropa"


Daqui a pouco acontece a 3ª edição da "Manhã com a Tropa", com o objetivo de produzir novas ideias, apresentar novos conceitos e ferramentas para o mercado local. A promoção é do Quartel Digital e o tema será "Produção de Conteúdo para Ambientes Digitais". A palestra ficará por conta dos experientes Elias Hissa (@ehissa), sócio-diretor da Agência Being de Marketing, Apolônio Aguiar (@apolonioaguiar), jornalista da AD2M Engenharia de Comunicação, além do especialista e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), W. Gabriel (@wgabriel1). Elias Hissa e Apolônio Aguiar darão foco em cases de sucesso envolvendo conteúdo para meios online, com ideias para jornalismo e a área de marketing digital. Já W. Gabriel apresentará novas possibilidades de atuação em mídias sociais com foco em SEO e arquitetura de informação. É neste sábado (17), das 10 às 12 horas, no Auditório do Quartel Digital, que fica na Rua Carlos Vasconcelos, 1921, Aldeota, em Fortaleza (CE).