quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Notas Curtas!

# "Rosal da Liberdade"

O Departamento dos Jornalistas Aposentados do Sindjorce (Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Ceará) convida para o lançamento, nesta quinta-feira (22), às 18h30, no Espaço Cultural SindBar, do documentário "Rosal da Liberdade", de autoria da jornalista Marilena Lima. Premiado pelo VIII Edital Ceará de Cinema e Vídeo 2010/2011, o trabalho descreve detalhes do tráfico, tortura e assassinato de negros em senzala ainda preservada no interior do Ceará, primeiro estado do Brasil a libertar os escravos, e traz a última entrevista do jornalista e líder negro Abdias Nascimento, morto em 23 de maio passado. Após a exibição, ocorrerá um debate com o titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado, Ivaldo Paixão, e o professor Ilário Ferreira, pesquisador da História e Cultura dos Negros no Ceará. Participe!

# 27º Ceará Summer Fashion

Nesta quarta-feira (21) aconteceu o terceiro e último dia de desfiles da 27ª edição do Ceará Summer Fashion promovido pelo Maraponga Mart Mota, o maior shopping atacadista do Ceará. Várias marcas se apresentaram na passarela instalada na Arena de Desfiles, com destaque para o segmento lingerie e para o desfile do modelo Daniel Bueno, ganhador do reality show A Fazenda 3ª Edição. Para encerrar a programação dessa noite ainda contamos com um talk show proferido por Jackson Araújo, que abordou novos caminhos para a comunicação de moda. Ele é consultor de moda, jornalista, analista de tendências e sound-stylist. Já nesta quinta-feira (22), último dia de evento, acontecerá o Arena Fashion Show com a grandiosa jornalista Glória Kalil, que também é empresária, consultora de moda e diretora do site Chic, onde compartilha com seus leitores dicas preciosas de elegância no vestir. A conversa divertida e inteligente ocorre às 19 horas, regado a um coquetel.

# 27ª Ceará Summer Fashion II

Mas, infelizmente, o Ceará Summer Fashion 2011 deixou a desejar no quesito público. Poucas pessoas foram ao Maraponga Mart Moda prestigiar este evento que já chega a sua 27ª edição. Por sua vez, a organização estava dentro do normal, a assessoria de imprensa competentíssima, à frente os jornalistas Mauro Costa e Déborah Duarte, e os desfiles, cada um, a seu estilo, glamour e elegância. Faltou selecionar melhor a trilha sonora e alguns modelos (diga-se de passagem belíssimos), mas "manjados" do grande público cearense. Aqui, abrimos um parêntese, para elogiar o trabalho realizado pela Ag:focus, nas pessoas de Alexandre Holanda e Juliana Melo, além do casal proprietário do MMModa, Manoel e Mana Holanda. Parabéns e que venha a 28ª edição do CSF em 2012. Os lojistas, os revendedores e o público antenado no mundo da moda agradecem.

# Secretaria da Casa Civil do Ceará

O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) apresentou uma grave denúncia na manhã desta quinta-feira (21), no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará, contra a Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado e que ora é comandada pelo secretário Arialdo Pinho, um dos grandes empresários cearenses. O teor da denúncia é sobre tráfico de influência em relação a alguns processos licitatórios realizados no governo Cid Gomes e que beneficia pessoas diretamente ligadas ao gestor dessa pasta, inclusive, com contratos oriundos do projeto "Férias no Ceará" realizado nos meses de julho e janeiro, alguns até com contratos milionários. Para completar estavam nas galerias alguns professores grevistas da rede estadual de ensino, fazendo com que o pedetista abrisse ainda mais a "caixa preta" em relação a esta denúncia [inclui ainda empréstimos de servidores com taxas altíssimas e somente dois bancos beneficiados]. Foi um prato cheio para o pedetista ter tido a presença dos educadores neste momento. A partir de então, pode ter certeza que os parlamentares da base aliada tentarão descomungar a denúncia. O que não sabemos se terão força suficiente para desqualificá-la, tendo em vista que a documentação já foi toda enviada para alguns órgãos competentes do Judiciário e para algumas instituições financeiras.

# "O Circo dos Objetos"

"Sons, cores e movimentos se fundem e, de repente, de um guarda chuva temos a lona. A alegria do Circo está no ar, nas formas e no ritmo dos mais variados objetos. Como num passe de mágica, escovas, baldes, vassouras, desentupidores de pia, tecidos e espanadores vão se transformando em personagens circenses, ganhando alma e encantando o público. Junta-se um balde e um snorkel e eis o apresentador. Um espanador e uma roldana revelam a alma da equilibrista na perigosíssima travessia de uma trena. De um penico e um tapete surge a alegria do circo: palhaço. Cada objeto apaixonadamente manipulado - ora por duas, ora por quatro mãos - tem explorada sua multiplicidade. Juntos vão se transformando e estimulando o imaginário do público. Dos nós de um tecido nasce delicadamente o contorcionista. As luzes da lanterna conduzidas agilmente pelo manipulador fazem o show do globo da morte! Respeitável público: Eis o Circo dos Objetos! Mais que um espetáculo, um ritual imprevisível que estimula a criatividade e homenageia o circo". Esta é a sinopse do espetáculo "O Circo dos Objetos", da Cia. Mariza Basso Teatro de Formas Animadas (Bauru/SP), que se apresenta entre os dias 24 e 25 (sábado e domingo), dentro do projeto "Grandes Espetáculos do Teatro José de Alencar". É livre para todas as idades e acontece sempre às 19 horas, no palco principal, que possui 150 lugares (público no palco, próximo à cena). O valor é de R$ 5,00 e R$ 10,00. (Informações enviadas pelo nosso articulista do tema "Arte e Entretenimento", Rogério Maia, e que por hora está no Rio de Janeiro (RJ) participando da produção do Rock in Rio).