segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Notas Curtas!


# Esclarecimento!

"De Licença". É assim que se encontra o nosso articulista do tema "Jornalismo", o nosso amigo Marcos Robério (foto). De comum acordo com nós, ele solicitou um "tempo" no espaço destinado a seu artigo semanal, publicado nas quintas-feiras, em virtude da conclusão de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou monografia como queira, já que é estudante do último semestre do curso de Jornalismo, das Faculdades Nordeste (Fanor). O que foi, de pronto, atendido. Em dezembro, os seus textos voltarão normalmente. Segundo o articulista, a "licença" assim intitulada por ele, é necessária, mas gostaria de continuar com o seu espaço aqui no Blog por gostar de escrever neste veículo (nesse caso não iremos substituir, iremos aguardar o seu retorno). Por sua vez, o articulista do tema "Arte e Entretenimento", Rogério Maia, já se encontra no Rio de Janeiro (RJ) participando da equipe que está estageando no maior evento de música do Planeta, o Rock in Rio, que acontece na Cidade Maravilhosa entre este mês e outubro. Os seus artigos dominicais retornam logo que o articulista retornar para Fortaleza (CE). Rogério foi um dos escolhidos por seleção a participar dessa grande equipe, o que vai ser muito bom para a sua experiência profissional.

# Facebook acaba com reinado do Orkut no Brasil

O Orkut perdeu seu reinado no Brasil. Segundo a revista Isto É Dinheiro, pela primeira vez o Facebook fechou um mês na frente da rede social do Google em número de usuários. A reportagem, que cita números do Ibope Nielsen Online ainda não divulgados, diz que o serviço de Mark Zuckerberg terminou agosto com 30 milhões de usuários no Brasil. O Ibope é um dos institutos de maior credibilidade em medições na internet. Para o Orkut, é o fim de uma liderança de mais de sete anos. Desde que foi lançado e se popularizou, em 2004, nunca foi ameaçado aqui no Brasil. Sempre foi usado por cerca de 70% dos internautas, de todas as faixas etárias. Concorrentes nacionais tentaram. Não conseguiram. Internacionais também, como o MySpace. Nada. O Facebook, hoje, é quase uma internet dentro da internet. É a maior rede social do mundo. Sua liderança foi conquistada país a país, derrubando as redes sociais líderes localmente. A Europa quase inteira é do Facebook. (Com informações do Blog do Noblat).

# Feira do Livro Infantil

Acontece entre os dias 14 e 17 de setembro, em Fortaleza (CE), a Feira do Livro Infantil. Entre as presenças ilustres está o novelista Walcir Carrasco, da Rede Globo. Ele também faz parte do programa "Leituras Favoritas". Autor da novela das 7 "Morde e Assopra", a sua participação será somente no dia 17, em um palco montado na Praça do Ferreira, no Centro (não precisa de inscrição). Lá, o autor participará ainda de uma sessão de autógrafos. Uma vasta programação foi elaborada para atender a expectativa do público. Algumas oficinas serão realizadas no Centro Cultural Banco do Nordeste (precisa de inscrição). Para maiores informações, ligue: (85) 3252-3343. Informações trazidas para o birô do Blog pelo o nosso articulista do tema "Cultura", o também novelista Thaffarell Silva. Participe!

# ExpoIguatu 2011

Esta terça-feira (06) será o último dia da 48ª edição da ExpoIguatu (Exposição Agropecuária de Iguatu/CE), que acontece nas dependências do Parque de Exposições do Rotary Club. O evento vem recebendo cerca de 700 animais de raças exóticas da região e de estados vizinhos. Os outros destaques da feira são os caprinos e ovinos, raças nativas do semiárido, além dos bovinos. De acordo com a Associação de Criadores, Iguatu tem a segunda maior bacia leiteira do Ceará, com 137.000 litros/dia, atrás apenas de Quixeramobim, no Sertão Central. A exposição pela primeira vez terá desfiles de carros, motos, tratores e cavalos. São 14 concessionárias, entre carros, motos, caminhões e quase 800 veículos disponíveis no espaço.

# Viva a Independência do Brasil. Temos o que comemorar?

O dia 7 de Setembro está chegando. No Brasil, é feriado nacional. Afinal, é o dia em que comemoramos a Independência do País. Mas será que realmente temos o que comemorar neste momento político em que estamos atravessando? Com faxina ou sem faxina, o fato é que o governo federal está mergulhado em denúncias de corrupção. A cada que passa, mais e mais escândalo aparece. Aqui no Ceará, é o episódio do "escândalo dos banheiros" que dar destaque ao noticiário. Nesta segunda-feira (05), o deputado Téo Menezes (PSDB) foi ouvido pela Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap). Ele é acusado por ter sido o maior beneficiado das verbas destinadas para a construção de milhares de kits sanitários no Interior do Ceará. Será que vai dar em pizza? E o que falar da greve dos professores da rede estadual de ensino? Sem negociação e sem acordo, a única prejudicada é a população cearense. Por fim, e os icoenses estão satisfeitos com os últimos acontecimentos ocorridos em Icó (CE)? O governo está no caminho certo? E esta polêmica das rádios é realmente útil para a nossa democracia? E os servidores concursados municipais entrarão em greve como foi anunciado? Eis a questão! Neste momento, após passeata pelas ruas da cidade, se encontram em protesto em frente a sede da Prefeitura Municipal, no Palácio da Alforria.

# Aleluia! O Brasil venceu...

Mano Menezes e o estreiante atacante Leandro Damião, do Internacional/RS

A Seleção Brasileira voltou a vencer um jogo. Dessa vez, foi em um amistoso contra a Seleção de Gana, em Londres, na Inglaterra. A partida saiu por 1 x 0 e contou com o retorno do atacante Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, e que vem fazendo um excelente Campeonato Brasileiro 2011. Até que enfim deu certo nesta segunda-feira (05) para os brasileiros. Senão, a pressão ficaria toda para o técnico Mano Menezes, que até então realizava o seu trabalho sob pressão, principalmente, por parte da imprensa e dos torcedores. Apesar de não ter sido um resultado elástico, vai dar para respirar um pouco e pensar na Argentina, nossa próxima adversária. O jogo acontece no dia 14, somente com atletas que jogam e atuam no Brasil. Serão dois jogos, de ida e volta. Aqui no nosso país será no dia 28 em Belém, no Pará. Vamos torcer por mais dois resultados positivos.