quarta-feira, 7 de setembro de 2011

7 de Setembro, o Dia da Independência do Brasil!

Hoje é 7 de Setembro. Dia da Independência do Brasil. É feriado nacional com vários eventos espalhados por este País afora.

Por sua vez, em seu primeiro discurso em alusão ao Dia da Independência do Brasil, na noite da última terça-feira (06), em cadeia nacional de rádio e televisão, a presidente Dilma Rousseff (PT) fez um pronunciamento pouco otimista à Nação.

A declaração, que teve 11 minutos de duração, começou falando da crise econômica mundial, classificada por ela como grave e mais complexa do que a vivida em 2008.

Em meio a denúncias de corrupção em áreas do governo federal, a presidente participa nesta quarta-feira das comemorações alusivas ao Dia da Pátria, em Brasília (DF). A Esplanada dos Ministérios se prepara para realizar o seu tradicional desfile, com tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Pelo Ceará, o evento principal é o desfile realizado na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza (CE). As escolas, bem como as polícias (Civil, Militar e Bombeiros) participarão do ato. Também haverá o tradicional "Grito dos Excluídos". Nesse ano, o protesto passará pelas principais ruas do bairro São João do Tauape.

No Icó (CE), infelizmente, algumas escolas anteciparam as suas apresentações pelas principais ruas do município. É o caso do Colégio Senhor do Bonfim e de algumas escolas municipais, deixando a data oficial em segundo plano. Apenas, a Banda de Música, uma cavalgada promovida pelo prefeito Marcos Nunes e pelo deputado estadual Neto Nunes, ambos do PMDB, além da apresentação da Banda "Porca Pelada", do amigo Lalado, fazem a programação desse 7 de Setembro. Mais uma data histórica e, mais uma vez, a Secretaria de Cultura e Turismo fica ausente de um acontecimento histórico. Vá entender, né?

Mas, não é só de comemoração que o dia será marcado. Houve uma convocação pela Internet para que as pessoas participem logo mais de manifestações de rua contra a corrupção. Com isso, testa o grau de indignação popular e o poder de mobilização das redes sociais.

Em Brasília, a manifestação é a favor da "faxina" contra a corrupção nos Ministérios. No Ceará, é o "escândalo dos banheiros" e a greve dos professores da rede estadual de ensino que darão a tônica do acontecimento. Já em Icó, são outros quinhentos. Sem participação política por parte de sua população, tudo fica do jeito que está. Enquanto isso, os bares até o fim do dia, lucram e a bebida corre solta no município. Eita, Icó!

Saudades dos tempos da bateria do antigo Ciente, quando a avenida Ilídio Sampaio se enfeitava toda para receber os estudantes em marcha. Esta parte da história icoense ficou para trás. O que é uma pena!