sexta-feira, 16 de setembro de 2011

É hoje! Blog se fará presente para conferir tudo de perto

Prezado jornalista,

Confirmamos a sua inscrição no Ciclo de Palestras Direito à Comunicação: a sociedade quer discutir a sua mídia, que se inicia hoje (16/09).

O professor Venício Lima, da Universidade de Brasília (UnB), ministra palestra gratuita logo mais, às 18h30min, no Auditório da Reitoria da UFC. O tema discutido é "Donos da mídia ou mídia sem dono? Organização, infraestrutura, propriedade e concessão no setor de Comunicação no Brasil". A palestra tem como comentadora a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Márcia Vidal (confira os perfis dos professores ao final). Na ocasião, também será lançado o livro "Rádio, Cidadania e Campanhas Eleitorais (1998-2008)", fruto de pesquisa da professora Márcia Vidal.

O encontro faz parte do Ciclo de Palestras Direito à Comunicação: a sociedade quer discutir sua mídia, promovido pelo Coletivo Intervozes e pela Universidade Federal do Ceará - através dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional do Ceará (UFC) - e tem apoio do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc).

Neste sábado (17/09), haverá uma aula com o professor Venício, das 13h às 17h, no auditório da Adufc, que fica na Av. da Universidade, número 2346, no Benfica.

O Ciclo terá ainda dois encontros, em outubro e em novembro.

***

Lançamento de livro - O livro de Márcia Vidal, publicado pela editora E-Papers (www.e-papers.com.br), contribui para preencher uma lacuna das pesquisas sobre comunicação e campanhas eleitorais: o papel do rádio nesse processo. Com 212 páginas, a publicação está disponível no site da editora e custa R$ 17.

Coletivo Intervozes - Em atividade desde 2002, o Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social é uma organização que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil. É formado por ativistas e profissionais com formação em Comunicação Social e em outras áreas, distribuídos em 15 estados e no Distrito Federal.

Seguem os perfis dos participantes da palestra "Donos da mídia ou mídia sem dono?".

Venício Lima (UnB)

Venício A. de Lima é jornalista, sociólogo, mestre, doutor e pós-doutor pela Universidade de Illinois; pós-doutor pela Universidade de Miami; professor titular de Ciência Política e Comunicação aposentado da Universidade de Brasília. É fundador e primeiro coordenador do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da UnB e ex-professor convidado das universidades de Illinois, Miami e Havana.

Márcia Vidal (UFC)

Márcia Vidal Nunes é formada em Comunicação Social, doutora em Sociologia e possui pós-doutorado na área de Comunicação e Política pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já foi coordenadora dos cursos de graduação e de pós-graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde desenvolve projeto de pesquisa sobre o papel da propaganda na campanha eleitoral à presidência da República em 2006 e projeto de extensão de assessoria técnica e sociocultural às rádios comunitárias do Ceará.

SERVIÇO

Ciclo de Palestras Direito à Comunicação - a sociedade quer discutir sua mídia
Palestra: "Donos da mídia ou mídia sem dono? Organização, infraestrutura, propriedade e concessão no setor de Comunicação no Brasil", com Venício Lima (UnB) e Márcia Vidal (UFC)
Data: hoje, 16/09
Horário: 18h30min
Local: Auditório da Reitoria da UFC
Acesso Gratuito. Não é necessário se inscrever.
Aula com o professor Venício Lima (UnB)
Data: sábado, 17/09
Horário: 13h
Local: Auditório da Adufc (Av. da Universidade, 2346 - 60.020-180 - Benfica - Fortaleza/CE)