domingo, 4 de setembro de 2011

Artigo do Editor

"O setor turístico de Maracanaú vai ganhar mais leitos de hospedagem. A Prefeitura firmou convênio, na Câmara de Vereadores, com uma empresa que vai implantar um complexo hoteleiro e comercial no município. O complexo, com investimento de R$ 10 milhões, terá um hotel com 82 apartamentos, 100 salas comerciais, 42 lojas e um supermercado. Serão gerados 500 empregos diretos, 80% devem ser para pessoas que moram em Maracanaú. A Prefeitura vai doar o terreno para a instalação do complexo e conceder incentivos fiscais."

Este texto acima é o que está sendo divulgado neste domingo (04) por alguns sites e blogs cearenses. Trata-se de mais uma importante ação desenvolvida pela Prefeitura de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Um município novo, emancipado na década de 1980 e com um Conjunto Industrial que dar inveja a qualquer capital.

Foi durante o primeiro governo do ex-governador Tasso Jereissati (PSDB), que Maracanaú passou a se desenvolver e hoje é uma das mais importantes cidades do Ceará. Hoje, é governada há quase oito anos pelo prefeito Roberto Pessoa (PR), que faz duras críticas ao governador Cid Gomes (PSB). Mesmo assim, o que prevalece é o progresso e boas práticas de se governar na gestão do republicano.

Quase todo mês tem indústrias querendo se instalar no município. Lá, o poder público faz a sua parte, concede incentivos fiscais e doa terreno sem qualquer interferência de quem quer que seja. Não é à toa que hoje Maracanaú é uma cidade industrial, graças ao trabalho que foi desenvolvido pelos seus ex-prefeitos e agora pelo seu atual prefeito, sempre em parceria com os governos federal e estadual, mesmo as vezes sendo oposição.

Falamos tudo isso para mostrar o quanto é importante uma cidade receber este tipo de melhoria. No Icó, foi uma "grita" geral, quando a população e a opinião pública ficaram sabendo da doação de um terreno para a construção de um supermercado no entorno do Centro Gerencial e do bairro Novo Centro. A Prefeitura Municipal doou o terreno, a Câmara de Vereadores aprovou a doação e, por último, o prefeito Marcos Nunes (PMDB) sancionou a Lei. Alguém tinha que ter esta coragem política. Esta ação, no futuro, será sentida por todos e para melhor.

Veio a Justiça e embargou a obra (já em andamento) por alguns dias. Devido uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Ceará, a construção voltou ao normal e lá está em ritmo acelerado. Já fizemos aqui e voltaremos a fazer este elogio. Somos a favor deste empreendimento, somos a favor do desenvolvimento e da modernização em todos os sentidos. Se foi dado este incentivo para "pagar" dívidas de campanhas eleitorais passadas, sinceramente, para nós, isso é o que menos importa neste momento. Para nós, o mais importante é a cidade se desenvolver, com sustentabilidade e comprometida com os reais anseios da população.

Agora, querer "atrapalhar" a obra e torcer pelo seu fracasso, é não amar o município de Icó em toda sua plenitude. Isso, para nós, é colocar "picuinhas" políticas e eleitoreiras acima do projeto maior, que é o ICÓ.

Que venha mais obras dessa magnitude para o município, quantos e quantos supermercados quiserem, outros bancos assim como o Bradesco, redes de farmácias, novos hotéis, lojas conhecidas e tantas e tantas outras melhorias progressistas, que só nas cidades como Iguatu e Jaguaribe, para ficarmos só nestas nossas duas vizinhas, possuem.

Este deve ser o discurso de nossos candidatos em 2012, e não, discursos vazios e discussões chulas.