segunda-feira, 12 de setembro de 2011

"Tiradas do Baú"

Já diz o ditado: "Por trás de um grande homem existe sempre uma grande mulher". Pois bem! Durante todo o mandato do ex-prefeito de Icó (CE), Aldo Monteiro (in memorian), a sua ex-esposa, Tereza Evangelista, foi uma primeira-dama presente, eficiente e zelosa com a coisa pública.

Para muitos icoenses, Aldo é considerado, até os dias atuais, o melhor prefeito que este município já teve. Em sua gestão, foram realizadas grandes obras, como a iluminação e pavimentação das duas grandes avenidas, a hoje Josefa Nogueira Monteiro (antes chamada de Carlota Távora) e a Nogueira Acioly, além da construção de diversas escolas espalhadas pela zona urbana e rural. A cidade vivia sempre limpa. Para isso, o gestor, à época, visitou o município de Acari, no Rio Grande do Norte, para ver de perto as boas ações de limpeza pública implantadas por lá. Até hoje esta municipalidade potiguar é uma das cidades mais limpas do Brasil.

Em todas as ações, Tereza, a ex-primeira-dama estava presente, principalmente, quando o assunto era áreas voltadas para a ação social, infância e juventude. Três setores que jamais eram menosprezados pela administração "voltada para o bem comum".

É iniciativa do governo Aldo Monteiro, a construção e instalação da ADESTRA, órgão que tinha por objetivo preparar os jovens e demais icoenses para o mercado de trabalho, com cursos voltados para as áreas de corte-costura, pintura, serraria, padaria, bordado e cerâmica. Anos depois, foi desativado pelo ex-prefeito Neto Nunes (PMDB). No lugar, hoje se localiza a Escola Municipal Manoel Antônio Nunes, no bairro DNER.

Pelo que sabemos, a construção da ADESTRA foi uma reinvidicação conjunta de toda a sua equipe da área social, mas que teve uma participação efetiva da então primeira-dama Tereza Evangelista (toda área social tem a participação de toda e qualquer primeira-dama). Infelizmente, tudo o que é bom no município de Icó não é dado continuidade em governos subsequentes. Hoje sequer temos um órgão ligado a Secretaria do Trabalho e Ação Social que favoreça a classe trabalhadora e coloque os nossos jovens no mercado de trabalho, tirando-os da ociosidade e do convívio de outros males, como drogas, álcool e violência.

A residência do então casal ficava localizada na residência onde hoje mora a atual secretária de Cultura e Turismo, Jequélia Alcântara, e sua família, ao lado do Solar dos Monteiros. Na época, apesar de muitos acharem o ex-prefeito Aldo Monteiro arrogante, que andava com os vidros do carro fechados e tudo mais, a sua ex-esposa era totalmente o oposto. Fazia questão de receber a todos em sua casa, da sociedade a pessoas de baixa renda que viviam na periferia. Não é à toa que "dona" Tereza, assim chamada pela população, é considerada a melhor primeira-dama de todos os tempos na "Terra dos Icós".

De sua ligação com Aldo, Tereza possui três filhos: Maria Tereza (a primogênita), Aldo Filho (ator e muito influente em Fortaleza entre personalidades da área cultural) e Carolina (foi colega de sala desse blogueiro na antiga Escola Recanto da Criança). Atualmente, não mora em Icó, mas, vez por outra, aparece pela cidade para rever familiares e visitar o município que um dia trabalhou por ele.

Anos depois, Aldo casou-se novamente. Dessa vez, com a professora Josina Monteiro. Dessa união, nasceu Rebeca Monteiro (sua filha caçula). Com Josina tentou voltar a Prefeitura Municipal de Icó, mas foi derrotado pelo ex-prefeito Neto Nunes em 1996.

Aldo faleceu há dois anos atrás, deixando um legado importantíssimo no município de Icó, com grandes realizações. Inclusive, foi presidente da Associação dos Prefeitos e Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

O que a história não pode negar é que durante a sua gestão (1983-1988), a primeira-dama foi Tereza Evangelista, a protagonista do "Tiradas do Baú" dessa segunda-feira (12).

>>> AGUARDE! Na próxima segunda-feira (19), o leitor saberá, aqui no "Tiradas do Baú", um pouco sobre a história do Largo do Theberge, a maior praça da América Latina, após a restauração conduzida pelo então secretário de Cultura e Turismo, Getúlio Oliveira, durante o mandato do ex-prefeito Neto Nunes. No lugar, é onde se realiza anualmente o Forricó, a maior festa de forró da Região Vale do Salgado. Não perca!