quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)

7 de Setembro!

Por Prof. Goretti Guerreiro (foto)

Data que se lembra feriado!
Data comemorativa!
Data da Independência do Brasil!
Data que se canta com eloqüência o Hino Nacional!

Finalmente é um dia de festa com suas diversidades de passado, presente e futuro.

Em cada canto brasileiro, um canto de cultura, ideologia, patriotismo e de acordo com cada geração. Mas, como se encontra o sentimento de patriota?

Instituições escolares desfilam com o seu alunado, pelas ruas e praças principais da cidade, discursos das autoridades em palanque e plateia aplaudindo. Resta-nos saber qual a preparação para esse evento, pois, o que se percebe muitas vezes são disputas entre colégios, desfiles ou glamour.

Momento em que o aluno marcha, caminha ou anda (nem sei!!!), em pleno sol ardente representando a roupagem externa, pois, torna-se perceptível a falta do conhecimento histórico e sentimento patriótico. Por Inocência? Ausência de conhecimento histórico? Falta de conscientização? Visão crítica? Ou? Procura-se uma resposta para compreender o que olhos assistem, o que o coração não entende, e o por que a mente interroga: o que é isso?????

Antes: Histórico! Cultura! Respeito! Homenagem!
Caótico!

Como se encontra o Ensino de História nas escolas? Evidente que não se estuda mais a História como antes. Hoje o aluno é participativo em sala de aula, crítico, procura se fundamentar para ter conhecimento e questionar com sabedoria. O que nos resta é compreender esse novo que se encontra no ambiente escolar, a era da informática, da internet, da pesquisa científica, da busca do saber e da educação.

Nós historiadores temos que admitir e inovar a prática pedagógica ao ensinar História. Não é fácil! Coragem, determinação e conhecimento! Ministrar essa História de uma maneira que convide o aluno a viajar no tempo, para compreender e fazer parte como historiador, e não um mero passa tempo. Somos a História.

# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. A professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.