sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Música)

MÚSICA NAS ESCOLAS

Por Regiane Cruz (foto)

A música está presente nas escolas como uma ferramenta para o ensino, diversão e incentivo a apreciação da arte. Quando criança aprende-se "cantando" alguns conceitos de educação moral e comportamento e, desde então, a música faz parte de todo trajeto escolar seja cantando o hino nacional nos juramentos à bandeira ou nas dinâmicas de grupo executadas pelos professores.

A lei de nº 11.769, aprovada desde agosto de 2008, diz que a educação musical é obrigatória em todas as escolas do País, sendo o prazo máximo de implantação da disciplina de Música até agosto de 2011. "O objetivo não é formar músicos, mas oferecer uma formação integral para as crianças e a juventude. O ideal é articular a música com as outras dimensões da formação artística e estética", explica Helena de Freitas, coordenadora geral de Programas de Apoio à Formação e Capacitação Docente de Educação Básica no Ministério da Educação. (fonte: http://educarbrasil.org.br/Portal.Base/Web/VerContenido.aspx?ID=206446).

Em Fortaleza, várias escolas já adotaram em seu quadro curricular a disciplina de Música e contam com a aprovação dos alunos ao estudá-la. De acordo com alguns professores, a formação musical dá a criança o gosto pela arte além de ajudar no aprendizado, pois, segundo eles, "cantando fica mais fácil de aprender". As escolas trabalham com projetos pedagógicos próprios e o professor se adequa aos mesmos.

MÚSICA É ARTE, EDUCAÇÃO. MÚSICA É VIDA!

# Currículo: Regiane S. Cruz, tem 36 anos, esposa do Nilson Santos e mãe do Elias e do Silas. Musicista (toca violão e teclado), estudante do 6º semestre de Jornalismo na FIC (Faculdade Integrada do Ceará) e possível concludente do curso de Música na UECE (Universidade Estadual do Ceará) em 2013. O seu artigo é publicado sempre nas sextas-feiras.