quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Parabéns, Orós!

Açude Orós

54 anos. É a idade que o município de Orós (CE) comemora nesta quinta-feira (01). São anos conquistados com muito trabalho e suor de seu povo. A emancipação política oroense, para alguns, pode ser recente, mas para outros, o que importa é que a municipalidade hoje é livre e soberana. Temos um carinho enorme por esta terra. Aí reside alguns de nossos amigos.

Orós do cantor Raimundo Fagner, o seu filho mais ilustre. Orós dos ex-prefeitos Elizeu Filho e Leimar Bezerra. Orós da atual prefeita Fátima Bezerra. Mas também é o município que possui um dos maiores açudes do Ceará, o Açude Orós, construído no governo do ex-presidente Juscelino Kubitschek dentro de seu plano de metas "50 anos em 5". Para os cearenses, foi a maior obra deixada por um dos três maiores presidente da República que tivemos até os dias atuais aqui no Ceará.

Orós foi Distrito do município de Icó (CE). Apesar de ser menor do que a terra icoense (até mesmo em arrecadação tributária), hoje é desenvolvido, inclusive, sendo reconhecido com vários prêmios de destaque em nível federal e estadual.

Para 2012, alguns nomes estão sendo lembrados para a sucessão da prefeita Fátima Bezerra, que não terá direito a um novo mandato, já que foi reeleita em 2008, mas nomes como o do ex-prefeito icoense Oriel Nunes e do médico Eugênio Costa, os dois com raízes e laços familiares no município de Icó, estão na lista de possíveis prefeituráveis.

Para comemorar a data de aniversário, a Prefeitura de Orós preparou uma vasta programação. Na noite da última quarta-feira (31), véspera da festividade oroense, muita animação tomou conta do município através da música da dupla Ítalo/Renno e da Banda Solteirões do Forró.

Parabéns, Orós!

E não se esqueça: Indo à Orós visite e saiba mais sobre a Fundação Raimundo Fagner, que trabalha o protagonismo juvenil de uma maneira lúdica e brilhante. Vale a pena conhecer este grandioso projeto, que já foi dirigido pela jornalista Maninha Morais, atual secretária adjunta da Cultura do Estado do Ceará e ex-diretora do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.