domingo, 22 de maio de 2011

Mudança - Artigo de sexta-feira agora é publicado aos domingos: Tema de Hoje (Esporte)

Mar alvinegro

Por Kleber Lucan (foto)

Não é segredo para ninguém que o Ceará é o grande produto do futebol cearense. Para ser mais exato, o time alvinegro é a grande sensação dos últimos anos na terra do sol, ainda mais por que seu maior rival amarga a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. O grande motivo desse grande sucesso alvinegro pode está fora de campo, muitos apontam o presidente Evandro Leitão como peça fundamental das engrenagens do time de Porangabussu.

Na equipe desde a campanha de 2009 onde o time se sagrou vice campeão da série B e conquistou o acesso para a elite do futebol, Evandro Leitão mostra a cada decisão a postura de um dirigente maduro e inovador. Até nas horas críticas a diretoria mostra que um pouco de sorte não faz mal para ninguém, última prova que sorte também faz parte do jogo foi no recente episódio que envolveu Marcelo Nicácio e sua renovação as vésperas do jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil contra o Flamengo, o substituto natural do artilheiro do time Washington, foi para o jogo e marcou os dois gols do time cearense. Dias depois Nicácio renovou seu contrato por mais três anos, agora me diga isso é ou não é muita sorte?

Mas por que o grande sucesso de Evandro a frente do time do Ceará? O que ele fez de diferente dos seus antecessores? Será mesmo sorte ou competência?

A sorte é uma encruzilhada onde preparação e oportunidade se encontram. É exatamente isso que está acontecendo com o presidente do Ceará, antes de qualquer lucro e reconhecimento Evandro modernizou as estruturas físicas do clube deixando o time alvinegro no mesmo patamar de muitos times da série A.

A segunda grande sacada foi o compromisso de quitar todas as dívidas trabalhistas que estavam se arrastando na justiça e aumentando uma dívida que para muitos era uma utopia a sua quitação. Não para Evandro, que já pagou boa parte.

Outro grande trunfo do presidente alvinegro foi manter a base que já está junta há mais de três anos. A base é a mesma desde a conquista do acesso a elite do futebol brasileiro. Os frutos enfim vieram, o time se manteve na série A, conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana. Em 2011, o time conquistou o título de campeão arrastão e vai disputar a segunda partida das semifinais da Copa do Brasil.

Evandro Leitão já pode ser considerado uma peça fundamental na nova safra de dirigentes que despontam no mundo do futebol.

# Currículo - Kleber Lucan é uma das jovens promessas do jornalismo esportivo no Ceará. Coordenou o setor de Jornalismo da TV Janela - ONG que trabalha com crianças e adolescentes do bairro Planalto Ayrton Sena, periferia de Fortaleza. Foi redator do portal CNews, da TV Cidade, afiliada da TV Record no Estado e hoje é assessor-estagiário da Secretaria Executiva Regional III, da Prefeitura de Fortaleza, e editor do site O Boleiro. Ele escreve nesse espaço todo domingo, sempre abordando o tema "Esporte". Seu twiter é o @kleberlucan. Siga-o!