sábado, 21 de maio de 2011

Christian Simedo, o primeiro modelo negro a ser destaque aqui no Blog. E detalhe: Ele é africano!







Na moda, é raro você encontrar um negro atuando como modelo. E quando aparece, o profissional tem que mostrar uma diferenciação. Tem que ter um perfil e um corpo acima da crítica. É o caso do jovem Christian Simedo, o primeiro modelo negro a se apresentar aqui no nosso Blog, a pedido de algumas leitoras que nos enviaram emails durante esta semana finda.

Ele é africano, nascido em Cabo Verde, e atualmente reside em Fortaleza (CE), onde cursa Sistemas de Informação. Christian é um dos quatro modelos negros que fazem sucesso hoje no Ceará. Daí, a pouca concorrência para os profissionais que possuem esta cor de pele que, para nós, é motivo de admiração.

Sem mais delongas, ele nos contou como iniciou o seu desejo em ser modelo profissional. "Alguns amigos meus disseram que eu tinha jeito em tirar foto. Que eu tinha um bom físico e um bom perfil. Daí, comecei a correr atrás, com a ajuda de um amigo meu", declarou para o blogueiro. Ele se define como um cara "humilde, sincero, profissional e amigo". Segundo ele, a mulher mais bonita na sua opinião é a cantora americana Beyonce e o homem charmoso é o também cantor americano Usher Raymond.

Segundo Christian Simedo, não foi difícil conquistar o mercado cearense porque em Fortaleza não existe muitos negros na moda, como mencionado acima. "Até onde eu sei, só tem quatro modelos negros aqui em Fortaleza. Aí, já não tem muita concorrência. Mas trabalhos para negros é muito raro", explicou.

Os maiores trabalhos do modelo Christian Simedo foram no Fortaleza Fashion Week de 2010 e o Teresina Fashion Week, também no ano passado. Ele, que pertence a duas das três melhores agências de Fortaleza, a Vila Models e a Dolores Aragão, é um dos profissioanis que está em evidência quando o assunto é moda. E, a cada dia, vem buscando conquistar, cada vez mais, o seu espaço.

Com 1m82 de altura, 77 kg, manequim 40, pele negra, olhos castanhos escuros, cabelos crespo, 19 anos e solteiríssimo, o modelo Christian Simedo adotou Fortaleza como sua segunda casa e ainda diz: "Fortaleza é muito show, gosto imensamente dela, até estava pensando em ficar, mas é uma coisa que falta muito para resolver. Fortaleza é uma cidade muito linda, tem um povo animado", afirmou entusiasmado. Nas horas vagas, ele costuma pedalar, passear de bike e ir à academia. Daí, vem o resultado de seu corpo esculturado e saradíssimo, típicos de galã vaidoso e cheio de atitude.

Ao ser perguntado o que a África representa para ele, o galãnzinho respondeu: "Representa união. Várias culturas em um só continente. A famosa Ubuntu significa união", sentenciou. Ainda durante a entrevista, o blogueiro interrogou quem, dentre seus colegas de trabalho, ele mais admira, e logo respondeu sem tintubear: "Modelo homem é o Renato Favaro, é brasileiro e conheci no Fortaleza Fashion Week. Já a mulher modelo é a Suira Freire, que é africana e reside no Brasil agora".

Ao final do bate-papo com este Blog, Christian deixou uma mensagem de reflexão e fez um agradecimento especial. "Eu sempre falo que nunca deixem de ser aquilo que tu és para tentar ser uma outra pessoa porque sempre vai ter uma pessoa para te dizer quem sempre foste. Por que eu falo isso? Tem sempre alguém que entra no mundo da moda e fica se exibindo, se achando, não quer saber mais dos antigos amigos". Já o agradecimento especial foi direcionado a sua mãe, a pessoa que o colocou no mundo. "Meus agradecimentos vai para a minha mãe que sempre me apoiou e apóia em tudo e que eu amo de paixão", concluiu.

PENSO EU! - Se todo modelo fosse humilde como o africano Christian Simedo, a moda cearense, com certeza, estaria em outro patamar, estaria muito melhor. O ego de vaidades não leva a lugar nenhum. Muito pelo contrário. Só trás intrigas e isso, gente, a moda não suporta mais não. Que cada um faça o seu trabalho sem se importar com o trabalho dos outros. A carreira de modelo passa, é igual a jogador de futebol, mas as amizades ficam. Pense nisso!