O Reforço Escolar é uma questão séria no sentido da aprendizagem. Vale à pena buscar esse recurso do ensino individualizado, ou seja, as aulas particulares? Ou o aluno, que é seu filho deve buscar e encontrar soluções próprias, para desenvolver suas atividades escolares?
O acompanhamento dos pais é essencial desde o início do ano letivo, e não apenas no final do ano, quando à situação do rendimento escolar se encontra quase sem solução. A Fundação Itaú Social realizou uma pesquisa revelando que a participação da família na educação representa 70% do desempenho escolar de um estudante.
Nem toda dificuldade de aprendizagem é uma deficiência do aluno, existe a questão dos procedimentos metodológicos utilizados pelo professor, a rejeição de estar naquela escola, até porque foi escolhida pelos pais, como também a falta de identificação do aluno com o professor, e entre outras situações, as quais geram incompatibilidades para chegar à aprovação.
Sílvia Collelo, Professora de Psicologia de Educação, da USP, São Paulo (SP) diz, que é importante os pais procurarem o Coordenador Pedagógico da escola, questionar o problema do estudante e proporcionar uma parceria. "Pais e professores devem ter o mesmo objetivo. Muitas vezes, a parceria não existe porque um empurra para o outro a responsabilidade pelo o problema."
A meu ver, o Reforço Escolar substituído por Acompanhamento Escolar se torna bem e mais agradável pelo próprio estudante, por uma questão psicológica, não se identificando que existe uma dificuldade de aprendizagem, e sim um processo de acompanhamento, o qual favorece um caminhar em conjunto, onde as dificuldades serão detectadas de maneira clara, sem drama, pois a reposição já acontece de modo contínuo e paralelo as atividades escolares, dessa forma o estudante acompanha o processo da aprendizagem, e no final do semestre acontecerá a aprovação esperada e superada.
# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. A professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.