sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sindjorce em crise!


Uma verdadeira crise se instalou no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará. O seu atual presidente, Claylson Martins, foi denunciado na Comissão de Ética da entidade, pela também jornalista Ângela Marinho, integrante dessa comissão.

Ângela, que também é diretora de Cultura e Eventos da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), encaminhou nesta última segunda-feira (16), representação contra o presidente do Sindjorce, Claylson Martins, diante de "acusações infundadas" de que ele teria sido vítima de agressão física e moral por parte de integrantes de sua própria diretoria.

Diante disso, o presidente Claylson Martins distribuiu "uma carta aberta aos jornalistas", dando conta de que ele estaria sendo vítima de "golpe" por seus pares. O que é rebatido pelos próprios diretores do Sindjorce e que foram eleitos juntos com ele.

"O que o presidente entende por "golpe" é o corte temporário de sua ajuda de custo, no valor de R$ 1.519,49 mensais, deliberado por unanimidade, em reunião da diretoria executiva realizada no dia 16 de maio", disse um de seus diretores. São muitas denúncias, inclusive de desvio de recursos, que o próprio presidente reconheceu.

Já para o presidente Claylson Martins, "tem-se tornado claras as táticas de intimidação para me forçarem uma renúncia ou destituição do cargo. Processos na Comissão de Ética, corte de ajuda de custo, agressões verbais, assédio moral e, por último, agressões físicas e ameaças". Ele ainda acusa a ex-presidente do Sindjorce, Déborah Lima, de ter a maioria de membros de sua diretoria ao seu lado, ficando difícil, assim, administrar o sindicato.

Diante desses fatos, esperamos o posicionamento da Comissão de Ética da entidade, a quem cabe, estatutariamente, deliberar sobre este assunto.

O Blog ficou sabendo de que na última terça-feira (17), o presidente Claylson Martins, esteve na redação do jornal O Povo atrás de apoio contra a tentativa de "golpe" que o mesmo está anunciando e que, até pouco tempo, estava somente nos bastidores e agora chegou a opinião pública.

Fica o registro sobre este lamentável fato em um dos sindicatos mais antigos do Ceará e que teve presidentes como os jornalistas Agostinho Gósson, Paulo Mamede e Ivonete Maia, hoje presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI).

Com 58 anos de existência, este fato macula a história do Sindjorce em todos os sentidos. Que a verdade seja restabelecida!

>>> Texto desse blogueiro com informações colhidas por colegas jornalistas.