terça-feira, 17 de maio de 2011

Deu no site Icó é Notícia: Secult-Icó entra no twitter


Só foi nós falarmos aqui sobre a falta de transparência em algumas secretarias municipais de Icó, como na Secretaria de Cultura e Turismo, que começaram a aparecer informações das mais diversas.

O Blog Icó Cultural é um espaço muito bem elaborado, mas que ainda peca em algumas informações. Sobre o Núcleo de Música Sobrado Canela Preta, o seu coordenador Daniel Bruno, já deixou bem claro que sempre posta o seu relatório de atividades nesse canal. Mas, ainda sentimos falta de outras ações desenvolvidas por outras coordenadorias que compõem esta importante secretaria que, infelizmente, tem um desempenho abaixo da crítica. Uma das causas deve está na falta de mais divulgação de seus trabalhos.

Hoje (17), apareceu a página da Secretaria de Cultura e Turismo de Icó no microblog "Twitter". É mais uma demonstração de quando se quer ser transparente, o poder público faz com maestria. Basta ter força de vontade e determinação. O que não pode é a população ficar desinformada das ações de uma secretaria que tem o dever estratégico de cuidar da preservação de nosso valioso patrimônio histórico e arquitetônico.

Ao ler o site Icó é Notícia, fomos surpreendidos com um monte de projetos dessa secretaria e que estavam engavetados, com a promessa de que nesse ano voltarão ao normal. É o caso do projeto "Conversa na Calçada", com o historiador Altino Afonso, e o programa "Roda de Som".

Depois de muito tempo, mencionaram o projeto de fiação do sítio histórico, motivo de crítica recentemente nesse Blog sobre este assunto. E esperamos realmente que as negociações com os representantes das quadrilhas estejam acontecendo. Afinal, estamos às vésperas das festividades de São João.

Se tudo o que foi divulgado no twitter acontecer, e outros projetos implementados, poderemos, sim, ter uma secretaria mais dinâmica. O que queremos é o seguinte. Parafraseando o próprio site Icó é Notícia: "Torcemos que este seja um dos passos para firmar a Cultura como um dos principais pontos fortes de Icó, cuja situação ainda é fraca e incipiente para um município de grande potencial, mas pouco trabalhado. Que as palavras escritas dos projetos e ações saiam dos teclados dos computadores para tornarem-se, de fato, ações."

É o que todos nós esperamos!