quarta-feira, 25 de maio de 2011

PAIC - Icó é o 3º pior no programa. Veja!

Como filho de dois professores, ambos aposentados, da rede estadual de ensino, ficamos super triste quando lemos a notícia de que o município de Icó ficou como o terceiro pior do ranking do Programa Alfabetização na Idade Certa, divulgado hoje (25), no Centro Administrativo Cambeba, com a presença do governador Cid Gomes (PSB), do ministro da Educação, Fernando Haddad, e da secretária de Educação, Izolda Cela.

Algo está errado! Um município como o Icó ficar entre os últimos é inadmissível. Mudanças devem acontecer urgente. A 17ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) tem que trabalhar mais interligada com as Secretarias Municipais de Educação de sua jurisdição, bem como com as escolas. A esfera municipal também faz parte da esfera estadual.

Os professores de Icó são inteligentes e capacitados, mas algo precisa ser feito. O ensino-aprendizagem precisa ser prioridade. Deve investir pesado em capacitação profissional. E os nossos alunos devem ter estímulo para irem à escola com gosto e dedicação. Precisam receber do poder público uma escola de qualidade, como apregoa a maioria dos governantes.

Icó precisa voltar a ser um município mais desenvolvido e, para isso, a educação é o primeiro passo a ser dado. Icó deve se espelhar nos nossos vizinhos Jaguaribe e Orós, que foram premiados e estão comemorando muito mais esta conquista.

150 escolas foram contempladas e, infelizmente, na 17ª Crede, somente uma escola no município de Cedro foi premiada. Trata-se da Escola de Ensino Fundamental Tereza Dutra. Parabéns!

Por ser sede da 17ª Crede fica difícil acreditar no resultado pífio apresentado pelo município de Icó. Que o próximo ano seja positivo e a nossa terra não passe novamente por este vexame.

A propósito: Quem é mesmo que está a frente hoje da nossa Crede? Adoraria saber! E você, caro leitor, sabe quem é? Após a saída da professora Maria Eleneuda de Sousa da coordenação do órgão, ainda não tivemos ninguém à altura ou que, pelo menos, chegue perto do grande trabalho realizado durante a sua gestão.

# Ranking dos 5 municípios piores do Ceará na educação:


1º - Umari - 117,5
2º - Acarape - 125,2
3º - Icó - 131,5

4º - Fortaleza - 131,7
5º - Cedro - 132,3